Motivados pelo mandato missionário de Jesus: “Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15), nós, seminaristas da Diocese de Irecê, dirigimo-nos à comunidade Santo Antônio, da paróquia Nossa Senhora do Livramento, no distrito de Iraporanga, no município de Iraquara e, entre os dias 05 e 11 de janeiro do ano em curso, realizamos a Semana Missionária de férias.
O objetivo desta Semana foi alimentar a comunhão e a fraternidade entre nós seminaristas, mas também despertar e fortalecer, ainda mais, o espírito missionário em nós e nos fiéis da comunidade.
Diversas atividades foram desenvolvidas nos dias da Semana Missionária, a saber: celebrações da Palavra, visitas às famílias (pela manhã e pela tarde), encontros de louvor, animação, oração e partilha com as crianças, jovens, famílias, casais e idosos, adoração ao Santíssimo Sacramento, celebração penitencial, celebração da Via Sacra, ofício da Imaculada Conceição.
Realizamos uma manhã de espiritualidade com a juventude da comunidade; foi um momento forte de mergulho espiritual, de reencontro com Cristo e de despertar para o comprometimento com o serviço à comunidade.
Num encontro de animação e confraternização com os fiéis da comunidade, os seminaristas deram seu testemunho vocacional e falaram sobre a importância do leigo na Igreja; um o casal falou sobre a vida matrimonial e um jovem sobre seu encontro com Cristo.
Destacamos ainda a presença significativa do Pe. Pedro Leal que, durante dois dias, acompanhou as visitas, presidiu a Santa Missa, atendeu confissões, visitou os enfermos, levando-lhes o sacramento de cura, por meio da unção.
No domingo, 11 de janeiro, na solenidade do Batismo do Senhor, aconteceu a celebração de envio, encerrando a Semana Missionária.
Após a celebração, nos reunimos para um momento de partilha e avaliação da Semana. Algumas coisas foram pontuadas, entre as quais destacamos algumas.
Partilhamos a alegria do êxito com relação ao objetivo da Semana. Vivemos a experiência forte de comunhão de mesa, a alegria de formarmos um corpo unido nos encontros e momentos de oração e o reacender missionário em nós e nos participantes. Sentimos, também, a ausência por parte dos sacerdotes; isso de um lado foi negativo, sobretudo porque impossibilitou maior presença sacramental, em contrapartida, o fato nos levou a assumirmos responsabilidades, tomarmos decisões e, como irmãos, crescermos juntos.
A juventude e a formação litúrgica foram priorizadas durante essa Semana Missionária. Percebemos que é necessário intensificar mais os momentos formativos com a comunidade durante a Semana. Sentimos a necessidades de programar detalhadamente e preparar antecipadamente as atividades que seriam realizadas durante a missão, buscando distribuir melhor as funções para que todos possam servir com solicitude. Para isso, é necessário que as atividades sejam pensadas e planejadas, pela equipe responsável, antes que entremos de férias. Pontuamos a necessidades de elaborar melhor um projeto para a Semana Missionária com os seminaristas, haja vista que este é um momento de graça que se repete e se renova anualmente.
Ressaltamos também a forma intensa como a comunidade de Iraporanga correspondeu à missão em todas as atividades, envolvendo-se profundamente nos momentos de oração, evangelização, partilha e comunhão.
Agradecemos Àquele que nos chamou, que é Senhor do nosso chamado e que nos envia em missão, mas também ao nosso bispo diocesano, Dom Tommaso que, movido pelo Espírito Santo, tomou a iniciativa para este momento tão marcante para nossa vida em Cristo.
Terminada a experiência missionária, continuamos com a consciência ainda mais clara que a nossa vida deve ser uma vida entregue à missão, conforme o mandato do Senhor: “Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). É Cristo a razão da nossa vida dada em missão!