Aconteceu nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, no Centro de Pastoral da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Fátima, o Encontro de Formação Missionária para as paróquias das foranias São José e Nossa Senhora da Conceição, da Diocese de Itabuna.
atual Itabuna - formação para COMIDI e COMIPAs - março 2015
O evento foi assessorado pelo Padre Antonio Niemiec CSsR e da senhora Ana Maria Castro, coordenadora estadual da Infância e Adolescência Missionária (IAM), ambos membros do COMIRE NE3. Os assessores trataram dos seguintes temas: o sentido da missão, os COMIPAs, espiritualidade e mística missionária e a Infância e Adolescência Missionária.
O encontro aconteceu durante todo o dia do sábado e a manhã do domingo e contou com participação de representantes de 9 das 14 paróquias que compõem o setor centro da diocese. Os participantes tiveram oportunidade de apresentar um pouco da sua realidade paroquial no que se refere à ação missionária e, estiveram atentos às novidades do tema em se tratando da necessidade da implantação e, em alguns casos implementação dos COMIPAs.
Quanto à Infância Missionária, existe a expectativa de que os primeiros passos venham a se concretizar, já com vistas à participação no Encontro de Formação para animadores que se dará nos dias 20, 21 e 22 de março, no Banco da Vitória, Diocese de Ilhéus.
Em se tratando da avaliação, os presentes lamentaram a ausência de representantes de paróquias irmãs e, enfatizaram a necessidade de que, no encontro, houvesse momentos deAtual Itabuna - formação para COMIDI e COMIPAs - março 2015 (90) reflexão em grupos para partilha do que estava sendo estudado. Como sugestão, colocaram a necessidade de organizar melhor a programação contemplando um horário mais adequado que favorecesse maior participação e a introdução de dinâmicas e canções de animação, estas contidas no livrinho fornecido.
Os participantes acharam muito boa a colaboração entre as pessoas (animação, cozinha, assessores, coordenação) e consideraram que os temas foram apresentados com facilidade, leveza, segurança envolvendo e promovendo o entendimento de forma tranquila; também teve destaque a presença do Bispo e padres que se alternavam na plenária. O padre Nicolau Klak, assessor eclesiástico do COMIDI e anfitrião, esforçou-se por acompanhar o encontro, do começo ao fim, estando atento às reais necessidades.
Testemunho, serviço, integração plena, a presença de Jesus Eucarístico na capelinha improvisada, as celebrações eucarísticas em dois momentos e a oportunidade de conhecer o trabalho da IAM, foram momentos significantes para todos. Vale salientar a alegria e o desprendimento dos ministérios de canto que se uniram para abrilhantar ainda mais, animando o corpo e a alma de quem estava ali presente. O entrosamento destes reforçou a importância da comunhão.
O encontro foi concluído com a Celebração do Envio e o agradecimento especial às paróquias presentes onde cada uma levou uma carta-agradecimento ao seu pároco para ser lida na sua comunidade.
Em nós fica sempre a esperança de que Jesus e Maria Santíssima continuem derramando bênçãos animando ainda mais a Ação Missionária em nossa Igreja e em nossa Diocese em busca da nossa conversão pastoral tão pedida pelo nosso Papa Francisco, sendo uma Igreja de saída, com portas e corações abertos, que saia ao encontro de todos. “Ide e fazei com que todos os povos e nações se tornem meus discípulos” (Mt 28,19).
 
Informou:
Secretária do COMIDI

LITURGIA DIÁRIA