A arquidiocese de Vitória da Conquista no seu Plano Arquidiocesano de Pastoral 2013/2015 inseriu algumas ações, visando despertar a missionariedade a partir de uma conversão pastoral.
Através dessas ações se pretende implantar e fortalecer os organismos próprios da missão: COMIDI, COMIPAs, Infância e Adolescência Missionária, Juventude Missionária; implementar um projeto missionário permanente que contemple as Missões Polulares, jornadas missionárias, missão jovem e a presença nos novos ambientes (universidades, condomínios, assentamentos, comunidades tradicionais); favorecer e inovar a missão permanente com iniciativas preparatórias à Missão, tais como: cursos, retiros, momentos de espiritualidade e semanas missionárias.
O vicariato de São Marcos, um dos quatro existentes na arquidiocese de Conquista, que abrange sete paróquias, promoveu o primeiro encontro de formação para missionários que realizarão Missão Popular, nos meses de maio e outubro deste ano, em duas paróquias do vicariato: Ibicui e Nova Canaã.
O evento, realizado nos dias 14-15 de março, no Centro Missionário Santa Rita, na paróquia em Planalto, reuniu padres, religiosas e muitos leigos. O mesmo foi assessorado pelo coordenador do COMIRE, Pe. Antônio Niemiec CSsR, que refletiu com os participantes sobre a importância do encontro com Jesus Cristo na vida do discípulo missionário e sobre o ministério da visitação. Outros encontros de formação missionária estão previstos como forma de preparação para a Missão Popular.
Informou:
Pe. Antônio Niemiec
Foto: divulgação