Cerca de 32 pessoas, representando as três dioceses do estado de Sergipe, estiveram reunidas entre os dias 23 e 25 de abril, na paróquia Santa Luzia, na Diocese de Estância, para participar do 1º encontro de formação de Idosos e Enfermos Missionários, atividade vinculada à Pontifícia Obra da Propagação da Fé.
A formação foi ministrada pelo secretario nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, Guilherme Cavalli. Estiveram presentes também coordenadores diocesanos da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionaria e Juventude Missionaria, assim como o coordenador do Conselho Missionário do Regional Nordeste 3, Pe. Antônio Niemiec.
Os trabalhos foram iniciados na sexta-feira, com acolhida dos participantes e a Santa Missa, na igreja de Santa Luzia, presidida pelo pároco Pe. Fernandes.
Na manhã do sábado, os missionários foram para o local da formação, a Fazenda da Esperança, comunidade que reúne dependentes para reabilitação. As atividades iniciaram com a Santa Missa. No primeiro momento de formação, após a apresentação dos presentes, Guilherme falou sobre a organização e composição das Pontifícias Obras Missionárias (POM).
Em seguida, após um momento de animação, alguns missionários partilharam suas atividades missionárias. Logo depois, foram apresentados os compromissos de quem é missionário das POM, a saber: a oração diária pelas missões, atividades na igreja, o sacrifício de despojamento, contribuição material em favor das missões, propagação do espirito missionário através das mídias missionarias. Falou-se também da metodologia das quatro áreas integradas, usada pelos grupos de Idosos e Enfermos Missionários.
No terceiro momento foi trabalhada a catequese do papa sobre pessoas idosas e os participantes formaram grupos para a discursão e partilha de experiências. Em seguida, aconteceu a plenária.
No final dos trabalhos, os participantes rezaram o terço missionário. À noite, no centro comunitário, aconteceu um momento recreativo, com forró e comidas típicas, promovendo a interação e descontração dos participantes do encontro.
As atividades de domingo foram iniciadas com a celebração da Santa Missa celebrada pelos padres Fernandes e Antônio. Em seguida, Guilherme fez um repasse do dia anterior e explicou a dinâmica de se implantar o grupo de Idosos e Enfermos Missionários. Depois, foi feita uma partilha das experiências do grupo de Idosos e Enfermos Missionários, já existentes na paroquia de Santa Luzia.
Pe. Antônio Niemiec refletiu sobre o compromisso com a missão que deve envolver todas as esferas e forças da Igreja. Falou também da preocupação dos bispos do Regional NE3 com a implantação e/ou fortalecimento das Obras Pontifícias em suas dioceses e dos Conselhos Missionários.
Para encerrar o encontro foi feita a avaliação do mesmo e o envio dos missionários que se fizeram presentes.