2017050208104802
Sacudidos pelo apelo do Papa Francisco para que sejamos uma “Igreja em saída”, centenas de missionários realizaram, no último domingo 30 de abril, no bairro Santa Maria, uma bem sucedida  jornada de evangelização, mais precisamente a IXª Missão Bíblico-Catequética. A grande maioria desses evangelizadores foi formada por catequistas – leigos e leigas de todas as idades – oriundos de várias paróquias da Arquidiocese de Aracaju. O tema dessa iniciativa – “com Maria para uma nova terra” – faz referência ao Ano Nacional Mariano.
A missão foi estruturada em quatro etapas: acolhida dos missionários e formação dos grupos (1), visitação às casas (2), momento de partilha (3) e celebração eucarística (4).  Nem a chuva que caiu durante toda manhã e nem a lama arrefeceram a motivação das caravanas, estrategicamente distribuídas pelas seis comunidades da Paróquia Santa Cruz. Os organizadores prepararam um pequeno manual, com orientações e sugestões para cada missionário.
“Como prevíamos, foi uma inesquecível festa missionária, contagiamos a comunidade com o rosto missionário e alegre de um discípulo de Nosso Senhor Jesus Cristo”, comemora Terezinha dos Santos Resende Barbosa, coordenadora da Dimensão Bíblico-Catequética da Arquidiocese, que promove anualmente a jornada. Essa avaliação positiva é endossada pelo pároco da paróquia anfitriã, padre Francisco Hanuszewicz, SVD. Ele mobilizou toda comunidade para acolher e motivar os missionários. Várias escolas do bairro foram utilizadas como pontos de apoio.
A celebração eucarística que marcou a conclusão da IXª Missão Bíblico-Catequética, no período da tarde, teve como dirigente o padre Genivaldo Garcia, vigário episcopal do Vicariato São Mateus, e os padres Francisco e José Luiz, como concelebrantes. “Para nos encorajarmos, para permanecermos firmes na missão, os nossos corações precisam estar sempre abrasados como os dos discípulos de Emaús, no encontro com Jesus vivo, com o Cristo pascal”, salientou o padre Genivaldo.
Texto: Carlos Barbosa  – DRT/SE 2255
Fotos: Carlos Barbosa e Terezinha Resende

LITURGIA DIÁRIA