Na manhã desta quinta-feira (11), o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, e o prefeito de Salvador, ACM Neto, apresentaram, durante coletiva de imprensa, as ações de Natal que serão realizadas este ano, como parte do projeto Salvador, Cidade Natal do Brasil. Dentre elas está o presépio monumento, que pelo quarto ano consecutivo encanta os soteropolitanos. Este será o segundo ano em que as peças ficarão expostas no Dique do Tororó até o dia 6 de janeiro.
De acordo com Dom Murilo, a iniciativa quer atingir todas as pessoas, independente do credo, e assim fazer chegar aos lares o verdadeiro sentido do Natal: celebrar o nascimento de Jesus Cristo. “A iniciativa não é somente para pessoas ligadas à Igreja. No Natal eu quero atingir as pessoas que normalmente eu não atinjo e tocar os corações de quem normalmente eu não me encontro”, disse o Arcebispo.
O prefeito ACM Neto reforçou, durante a coletiva, que as ações de Natal vão além das estratégias econômicas de levar turistas para a cidade. “O objetivo é tocar os corações das pessoas e aproveitar para incentivar a vivência desse espírito cristão”, afirmou.
Além de Dom Murilo e de ACM Neto, participaram da coletiva os bispos auxiliares Dom Gilson Andrade da Silva e Dom Estevam dos Santos Silva Filho, além do secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, e do vereador Joceval Rodrigues. “No ano passado nós recebemos, em média, seis mil visitas por dia. Este ano nós esperamos que cerca de dez mil pessoas visitem o presépio. O projeto ‘Salvador, cidade Natal do Brasil’ transforma Salvador em um grande centro simbólico e de turistas”, disse Bellintani.
Salvador, cidade Natal do Brasil
Nos dias 19, 20, 21 e 22 de dezembro, no Dique do Tororó, serão realizados espetáculos natalinos a céu aberto. A cada noite os participantes contarão com a presença de um bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador e, no dia 22, com Dom Murilo. Dirigidas por Ricardo Bittencourt, as apresentações acontecerão sempre às 20h. A encenação conta com oito atores e 25 bailarinos.
Para marcar a data do nascimento de Jesus, será celebrada a Missa de Natal no dia 25, às 16h, no Dique do Tororó. O bispo auxiliar Dom Gilson Andrade da Silva preside a celebração. “É importante que Salvador se torne essa referência de Natal, como a cidade de Pernambuco é referência na Paixão de Cristo, por exemplo. Quando as pessoas falarem de Natal, Salvador será lembrada cada vez mais”, afirmou Dom Murilo. Com informações de Arquidiocese de Salvador.