Natal2
A partir do dia 3 de dezembro, às 18h, a cidade de Salvador será, pelo 5º ano consecutivo, uma manjedoura. Como parte do projeto “Salvador, Cidade Natal do Brasil”, promovido pela Arquidiocese de Salvador, um Presépio Monumento será montado na praça da Sé e ficará aberto para visitação até o dia 6 de janeiro.
Com peças de até cinco metros de altura, o Presépio Monumento conta com as imagens de três figuras humanas: Jesus, Maria e José, além de uma ovelha e um burrinho, que remetem ao nascimento do Menino Jesus, em Belém, e provocam uma reflexão sobre o amor de Deus por cada pessoa. As peças foram confeccionadas em fibra de vidro.
O projeto foi iniciado em 2011 pela Arquidiocese, na Avenida Paralela, e a partir do ano seguinte, passou a ser montado no Dique do Tororó. Este ano, pela primeira vez, o presépio ficará próximo ao Centro Histórico. “A realização desse projeto é um esforço da Arquidiocese para que o Natal em nossa cidade tenha a sua centralidade na pessoa de Jesus Cristo. Além disso, a instalação do presépio também é uma das várias iniciativas promovidas por esta Igreja Particular para a valorização do Centro Histórico”, afirma a coordenadora da Pastoral da Comunicação, Patrícia Luz.
E este é justamente o objetivo do “Salvador, Cidade Natal do Brasil”: manter viva a centralidade desta festa cristã, que é o nascimento do Menino Jesus. Esta edição do projeto conta com a parceria da Prefeitura de Salvador.
Programação
Além da inauguração do presépio no dia 3 de dezembro, às 18h, na praça da Sé, a Arquidiocese de Salvador conta com uma série de atividades nas paróquias para marcar a festa do nascimento de Jesus.
Dentre as iniciativas está o 4º Concurso de Presépios. Para participar, os interessados devem montar presépios (que tenham, obrigatoriamente, as imagens de Jesus, Maria e José) em residências, instituições e paróquias. Após a montagem, o participante deve tirar uma fotografia e enviar, com os dados do responsável (nome, telefone, endereço e categoria – residencial, paroquial ou institucional), para o e-mailculturaprimaz@gmail.com .
Na paróquia São Francisco de Assis (Boca do Rio) acontecerá o Musical de Natal Junto e Misturado no dia 12 de dezembro, no Teatro do Colégio Marista, às 19h. Já na paróquia Sagrada Família (Nova Brasília de Itapuã) a comunidade participará de mais uma edição do projeto Entre Dunas. No dia 10, às 19h, acontecerá a Cantata de Natal na Casa da Música (Abaeté); e no dia 19, também às 19h, será realizado o Auto de Natal, no anfiteatro do Parque do Abaeté.
O Grupo de Oração Pela Arte (OPA) TAMBÉM REALIZARÁ Auto de Natal no dia 2, às 19h (Paróquia Nossa Senhora da Assunção – Caminho das Árvores), dia 5, às 15h (Lar Franciscano Santa Isabel – Saúde), dia 9, às 20h (Catedral de  Camaçari), dia 12, às 10h (Lar Pérolas de Cristo – Tubarão – Paripe), dia 16, às 20h (paróquia Cristo Libertador, Rei do Universo (Vila Canária), dia 17, às 19h (Igreja da Trindade – Água de Meninos), dia 19, às 19h (paróquia Nossa Senhora das Dores – Lobato), dia 22, às 19h30 (paróquia Nossa Senhora da Luz – Pituba).
Presépio
O presépio é um elemento usado para reviver o nascimento de Cristo. Conta a história, que Maria e José não encontraram abrigo, e Jesus nasceu em um lugar muito simples cercado de animais. A interpretação para este fato é que o Menino Deus veio para todos, especialmente aqueles mais pobres. Para recontar esta história, São Francisco de Assis, em 1223, montou o que seria o primeiro presépio vivo, quando foi festejar a noite de Natal na floresta. A idéia era explicar o Natal para as pessoas mais simples e, para isso, ele transportou uma manjedoura, um boi e um burro, recriando as circunstâncias em que Jesus nasceu. Daí em diante, o presépio passou a ser montado em igrejas, conventos e também nas residências, espalhando-se por todo o Ocidente.
Foto de capa: André Machado
Fonte: Arquidiocese Salvador

LITURGIA DIÁRIA