Com o objetivo de discutir e apresentar as perspectivas para o ano de 2017 aconteceu entre os dias 17 e 18 de fevereiro a Assembleia Diocesana de Agentes da Diocese de Barreiras, no oeste da Bahia.
Coordenadores de pastorais e movimentos se reuniram com religiosos, diáconos, padres e o bispo diocesano, Dom Josafá Menezes, no Centro de Retiro São Bento.
No primeiro dia da Assembleia foi realizada uma análise da conjuntura com o tema: desafios e perspectivas para o ano de 2017. Também ocorreu uma palestra sobre o Ano Mariano: aprofundamento bíblico e dificuldades ecumênicas, e, por fim, foi discutida a Campanha da Fraternidade 2017, cujo tema é: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida.” e o lema: “Cultivar e guardar a criação.” (Gn 2, 15).
Além disso, foram refletidas questões pastorais sobre os temas e organização das Novenas que ocorrerão este ano nas diversas paróquias, e realizado o relatório econômico e administrativo relativo ao ano de 2016.
O primeiro dia finalizou com a Abertura Oficial da Campanha da Fraternidade 2017 na Diocese de Barreiras, com a presença de todos os participantes da Assembleia.
No segundo dia da Assembleia, o Bispo Dom Josafá discorreu sobre o seguinte tema: Ano Mariano: Concretizações, e buscou lançar luzes sobre as principais realizações na Igreja particular e na Igreja do Brasil durante o Ano Jubilar. Em seguida, Pe. Pedro Felipe apresentou um organograma das pastorais e movimentos
Por fim, foi apresentado o calendário final diocesano para o ano de 2017. A Assembleia foi encerrada com a oração do Ano Jubilar Mariano e com a bênção final, dada pelo Bispo Dom Josafá.
Fonte e Fotos: Diocese de Barreiras
