ato somos da paz (red)
Organizações, pastorais e movimentos sociais, que fazem parte da Articulação do Grito dos/as Excluídos/as, dentre estas a Cáritas Regional Nordeste 3, além de representações de diferentes expressões religiosas, se reuniram no dia 13 de dezembro, no Dique do Tororó, em Salvador, para um ato que buscou chamar atenção da sociedade para a superação das múltiplas formas de violência que agridem, diariamente, a dignidade de juventudes, homens, mulheres e crianças.
A ação foi chamada de “Somos da Paz” para fazer referência ao Ano da Paz instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ao longo do ano de 2015 foram realizadas reflexões, orações e ações sociais na perspectiva de contribuir para a construção de um ciclo virtuoso entorno da Cultura da Paz.
A programação do Ato contou com ação de arte educação, onde telas com desenhos de personalidades simbólicos que lutaram e lutam pela superação da violência e por uma convivência fraterna e pacífica foram expostas para a intervenção do público por meio de pintura; espaço aberto para quem quisesse deixar sua mensagem, escrita ou oral, em favor da paz e momento de espiritualidade ecumênica, com presença de representantes do catolicismo, espiritismo, candomblé e islamismo, que deixaram a sua mensagem sobre a importância do relacionamento respeitoso, tolerante e pacífico entre as pessoas.
A luta frente à violência crescente em todos os níveis da sociedade precisa ser constante e ações como essas reafirmam o compromisso da sociedade civil organizada em fortalecer esse corrente a favor da paz, da dignidade e do bem viver.
Fonte: Cáritas Regional Nordeste 3
Fotos: Allan Lusttosa

LITURGIA DIÁRIA