Encerrou nesta última quarta-feira (15) a primeira reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da CNBB em 2017.
O Conselho, formado pelos 12 bispos que presidem as Comissões Episcopais Pastorais e pela presidência da CNBB composta por Dom Sergio da Rocha, Dom Murilo Krieger e Dom Leonardo Steine, se reuniram ainda na terça-feira (14) para abordar temas como o Ano Nacional Mariano “Maria, a verdadeira Mãe da Igreja, corpo místico do Cristo ressuscitado, vivo e presente até os confins do mundo e até o fim dos tempos”.
“O Ano Mariano é uma ocasião especial para recordar, celebrar os 300 anos do encontro da imagem de Aparecida. Tempo também para se conhecer melhor, redescobrir o retrato de Maria no Evangelho, mas, acima de tudo, é um tempo para imitar Maria, seguir o seu exemplo”, destacou o Arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, cardeal Sergio da Rocha.
Além disso, o Conselho refletiu sobre temas de interesse social, como a prerrogativa de foro privilegiado que beneficia cerca de 20 mil pessoas no Brasil e levanta a discussão sobre justiça, democracia e igualdade no país.
Também o crescimento do pentecostalismo e do neo pentecostalismo recebeu atenção dos bispos. Dom Francisco Biasin, presidente da Comissão do Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso, apresentou texto propositivo a respeito do tema, preparado pela Comissão que ele preside, e destacou algumas questões pastorais que precisariam ser consideradas pela Igreja em todo o Brasil.
É preciso “agilizar nossa solicitude social”, propõe o texto apresentado. “Frequentemente, a razão pela qual alguém deixa a Igreja Católica tem cunho materialista; uma promessa de ajuda material que praticamente compra, adquire a pessoa; deixando-a depois como que traída e desiludida”. Há um reconhecimento, no texto, de que os grupos pentecostais se infiltram nas comunidades justamente nas ocasiões de sofrimento, de um acidente, de uma carência extraordinária e assim por diante. “Daí, que a questão é: Por que eles se dão conta da situação, se fazem presentes… e nós não?”.
Consep
O Consep é composto pelos 12 bispos que presidem as Comissões Episcopais Pastorais da CNBB, além dos três componentes da Presidência. Acompanham os bispos, nessas reuniões, os representantes de organismos importantes da Igreja e o grupo de assessores que trabalham em cada uma das comissões.
Texto: CNBB / Pascom da Arquidiocese de Salvador / CNBBNE3