No dia 12 de março de 2014, na Câmara Municipal de Barreiras, Dom Josafá Menezes e o Diácono Martin Mayr tomaram a palavra na sessão Tribuna Popular sobre a Campanha da Fraternidade 2014 – Tráfico Humano. O Bispo fez uma apresentação geral da Campanha da Fraternidade e as indicações de situações em Barreiras e região. O Diácono Martin Mayr, Secretário Geral da Comissão de Justiça e Paz da Diocese de Barreiras, citou alguns casos testemunhados no dia 21 de fevereiro de 2014, lançamento oficial da CF 2014, no Salão Dom Ricardo. Foi uma chamada de atenção para a incidência do problema na região. Os vereadores parabenizaram a exposição e teceram considerações sobre a problemática, comprometendo-se em trabalhar pela conscientização, denúncia e colaboração com os órgãos que cuidam da problemática.
A Sessão Especial foi seguida por milhares de pessoas através das emissoras de rádio: Barreiras, Vale do Rio Grande e Nova FM.
Trecho do discurso de Dom Josafá:
“Barreiras é região de migração, ponto de passagem de diversas rodovias, fronteira de desenvolvimento agrícola e mineral e célula de núcleos do crime organizado, lugares onde o tráfico de pessoas se aninha com toda a invisibilidade e força perversa. Trabalho escravo, aliciamento de jovens para prostituição, tráfico de trabalhadores, meninas, rapazes e moças de órgãos e outras formas são experiências presentes na região de Barreiras”.