297_7296Entre os dias 7 e 9 de julho, o Regional Nordeste 3 da CNBB realizou o seu Encontro Anual de Coordenadores de pastorais, movimentos e organismos das dioceses da Bahia e Sergipe.

Ainda no primeiro dia, os diversos grupos representados no Encontro se reuniram por comissões para avaliar como estão sendo vividas as prioridades do Regional (2015-2019), bem como quais tem sido os passos concretos no sentido de fortalecer a união das pastorais.

O tema central deste ano, “Pastoral de conjunto: sinodalidade e comunhão”, foi discutido pelo sacerdote da diocese de Ilhéus, Pe. Marcos Antônio C. Alcântara. Segundo ele, estar em comunhão é fundamental para a evangelização na Igreja: “Caminhar juntos não é apenas o método, é o próprio conteúdo da evangelizaço. Pois, quem experimenta Deus precisa saber caminhar junto, está aberto ao outro é o que manifesta a minha proximidade com Deus”, explicou.

O Encontro deste ano foi também uma oportunidade de avaliar a organização pastoral do Regional. Os bispos querem, em união com a coordenação de pastoral e com os diversos movimentos, grupos e organismos das dioceses, reorganizar as comissões pastorais no Nordeste 3, como forma de favorecer afinidades e fortalecer as ações em comum.297_7232

Para Dom Gilson Andrade, bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador e secretário da CNBB NE3, que apresentou esta nova proposta, é preciso perceber que a nossa comunhão tem uma força evangelizadora e missionária muito grande: “porque nosso testemunho é de Igreja e de comunhão, não isolado. A própria eficácia da missão está condicionada à nossa comunhão”, disse.

Por isso, os coordenadores avaliaram as propostas apresentadas e sugeriram modos de favorecer a organização dos movimentos, grupos e pastorais em nossas dioceses da Bahia e Sergipe.

LITURGIA DIÁRIA