Estabelecer um olhar mais atendo e profundo às crianças e adolescentes que tenham cometido atos infratores. Este é o objetivo da Campanha “Dê Oportunidade. Faça diferente, ninguém nasce infrator”, que será lançada no Regional Bahia e Sergipe da CNBB, sobretudo na Arquidiocese de São Salvador, na tarde desta sexta-feira, 02, na capital baiana.

A campanha, que conta com diversos parceiros, tem ainda como propósito pautar os governos e executores das políticas públicas e todos os atores do Sistema de Garantia dos Direitos sobre a necessidade de fortalecimento a aprimoramento do Sistema Socioeducativo (SINASE) e divulgar as práticas exitosas na efetivação das MSE, seja nos projetos da Pastoral do Menor como dos parceiros.

Segundo o coordenador da Pastoral do Menor no Regional Nordeste 3, o Pe. Inácio Sérgio Siqueira de Lima, essa Campanha é lançada atender aos que já cumprem medidas socioeducativas: “Nós queremos, através de parceria com órgãos públicos, continuar realizando ações como o programa Jovem Aprendiz para que mais jovens em situação de risco possam ter experiência profissional”, explicou.

Segundo o Pe. Inácio, o objetivo é que o trabalho “seja o primeiro passo no sentido do jovem alçar voo em direção a uma faculdade e um emprego fixo. É um importante trabalho preventivo”. E concluiu: “Queremos investir nessas pessoas e ajuda-las a resgatar sua dignidade de filhos e filhas de Deus”.

Esta Campanha foi lançada a nível nacional, pela CNBB, em Setembro; e a nível de Nordeste em outubro deste ano na cidade de Natal – RN. A previsão é que as diversas Dioceses que compõem o Regional NE3 da CNBB lancem, também em suas igrejas particulares, essa Campanha.

Atualmente, a Pastoral do Menor garante que crianças e adolescentes sejam beneficiadas por programas e projetos atuando em diversas frentes, entre elas, na busca por políticas públicas de promoção e defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

LITURGIA DIÁRIA