ROMA, sexta-feira, 21 de setembro de 2012 (ZENIT.org) – O presidente da Caritas Internationalis, cardeal Rodríguez Maradiaga, lançou uma nova plataforma interna de internet denominada Caritas Baobab, para que os membros da Caritas de todo o mundo trabalhem interconectados.
Integrando equipes de mais de 160 países, a Caritas Baobab modernizará o sistema de comunicações da Caritas e a sua capacidade de responder tempestivamente às catástrofes naturais e outras emergências, coordenar as iniciativas de incidência, facilitar a capacitação e compartilhar recursos.
“A Caritas Baobab oferece tecnologia de vanguarda para ajudar a servir melhor aos pobres”, diz o cardeal. “Quanto mais eficaz for a nossa resposta às emergências, mais sofrimentos vamos prevenir. Quanto maior o número de pessoas que pudermos mobilizar em torno de uma questão, mais oportunidades vamos ter de conseguir mudanças. No mundo moderno, contar com informação rápida e precisa é um fator fundamental para o sucesso”.

O sistema pretende agilizar a ajuda em situações extremas como catástrofes em locais distantes.

A Caritas Baobab pretende intercomunicar as pessoas envolvidas em determinados projetos, propondo soluções e trabalhando em equipe para realizá-los. O sistema Caritas Baobab, ou simplesmente Baobab, foi desenvolvido pela Caritas da Alemanha.
O responsável pelas Comunicações Internas, Andreas Brender, afirma: “Durante milhares de anos, as comunidades se reuniram debaixo de uma árvore para compartilhar problemas e discutir soluções. Provavelmente, esta é a melhor maneira de se comunicar. Mas nós não podemos fazer mais isso, porque somos uma confederação mundial. Então criamos uma árvore virtual, que é a Caritas Baobab [Baobad, ou baobá em português, é a exótica árvore africana, famosa no Brasil por ser mencionada no best seller
O Pequeno Príncipe]. Ela é fácil de usar, não importa onde você esteja. Funciona criando grupos de trabalho sobre determinados assuntos e reunindo os participantes virtualmente através da internet. Passamos com sucesso pela etapa piloto e agora vem o verdadeiro desafio: que todo o pessoal, nos diversos níveis e dimensões, use ao máximo a plataforma no seu trabalho”.
Para mais informação: www.caritas.org.

LITURGIA DIÁRIA