encontrocomunicacaoNos dias 17, 18 e 19 de julho, a Cáritas Regional Nordeste 3 realizou o Encontro Regional de Comunicação e Monitoramento Anual. Esses eventos, previstos no planejamento da organização, contou com a participação de representantes de quatorze entidades que fazem parte do Regional NE3 – Bahia e Sergipe.

No encontro de comunicação os participantes refletiram juntamente com Marilda Ferri sobre o histórico da Cáritas, particularmente do Regional NE3, no que diz respeito aos desafios e avanços do processo de comunicação ao longo dos últimos 10 anos da entidade. Outra convidada do evento foi a assessora Gleiceani Nogueira, que representando a ASA (Articulação Semiárido Brasileiro) falou sobre a comunicação como uma ferramenta estratégica para consolidação da missão da ASA e que para isso são realizadas diversas ações para garantir vez e voz aos agricultores do semiárido. Representando a Cáritas Brasileira, o assessor de comunicação Ricardo Piantino marcou presença no encontro e dialogou sobre a dinâmica de comunicação da Cáritas, tanto no âmbito interno quanto externo da organização.

A partir dessas abordagens, os participantes debateram sobre os aspectos convergentes e divergentes desses diferentes “olhares” sobre o processo de comunicação, elaboraram uma proposta de plano de comunicação para o Regional NE3 e formaram um grupo para compor a Rede de Comunicadores do Regional.

A programação do evento incluiu também um momento para aprofundar a discussão sobre a Campanha Mundial – Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas – campanha assumida pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) na sua última assembleia e que está sendo animada, mundialmente, pelo Papa Francisco. Para contribuir com a reflexão sobre a questão da fome e como ela se manifesta por meio da desigualdade social nos contextos Brasil, Bahia e Sergipe, foram convidados Ivo Poletto, cientista social, Ruben Siqueira, agente da Comissão Pastoral da Terra na Bahia, e Padre Isaías, da Diocese de Propriá (SE). Na oportunidade, todos(as) os(a) representantes das entidades-membro conheceram a publicação “Rodas de Conversa”, instrumento que servirá de subsídio para a realização das rodas nas comunidades.

Já no dia 19 de julho ocorreu o Encontro de Monitoramento com o objetivo de monitorar o planejamento de 2014 e iniciar a organização para o do próximo ano.encontrocomunicacao1

Os participantes avaliaram positivamente o encontro, ressaltando a importância desses momentos coletivos para fortalecer o ideal da Cáritas de Desenvolvimento Solidário Sustentável e Territorial e, também, entusiasmados para colocar em prática as ações planejadas para os próximos seis meses de trabalho do Regional Nordeste 3.

LITURGIA DIÁRIA