
Quase 40 catequistas representaram o Regional Nordeste 3, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na 4ª edição do Nordestão de Catequese, que reuniu cerca de 300 participantes, de 21 a 23 de julho, em Teresina, no Piauí. Na ocasião, foi abordado o tema “A Catequese à serviço da Iniciação à Vida Cristã numa Igreja Sinodal”, conduzido pelo Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, e pelo assessor episcopal para a Animação Bíblico-catequética da CNBB, padre Jânison Sá.

Entre os participantes estavam o coordenador da Catequese no Regional NE3, Flávio Iris, e catequistas das arquidioceses de Vitória da Conquista, Feira de Santana, São Salvador da Bahia e Aracaju, e das dioceses de Eunápolis, Ilhéus, Bom Jesus da Lapa, Serrinha, Juazeiro, Estância, Caetité, Jequié, Livramento de Nossa Senhora, Amargosa, Irecê, Alagoinhas e Camaçari, entre eles cinco padres, três religiosas, um diácono, um seminarista e 28 leigos.
Como parte da programação, o encontro formativo, experiencial e vivencial contou, ainda, com momentos de lazer e apresentações artísticas da cultura nordestina. Para os coordenadores das cinco regiões, este momento é necessário para selar a sinodalidade vivenciada pela catequese da Região Nordeste. A próxima edição do evento já tem local definido: será em 2026, em São Luís, capital do Maranhão (Regional Nordeste 5). Até lá, as coordenações dos regionais, juntamente com o bispos referenciais, têm um longo caminho a percorrer no cumprimento dos compromissos assumidos.
Fotos e informações enviadas por Flávio Íris.