A Comissão Nacional de Presbíteros (CNP) está reunida em Salvador, na Bahia, desde o dia 6 de fevereiro, com os seus representantes dos diversos regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A ocasião além de ser de planejamento para o quadriênio (2022-2026) também será uma oportunidade para que os membros façam uma partilha de vivências de suas respectivas localidades.
Padre André Luís do Vale, presidente da CNP, explicou que a Comissão deverá realizar, ainda, o preparo da programação do 19º Encontro Nacional dos Presbíteros, a ser realizado em Aparecida (SP), em 2024. Na ocasião deverão ser tratadas questões de logísticas, tema e lema, e convidados para assessorar o encontro.
“Além disso vamos fazer uma Assembleia para a prestação de contas do caixa da Comissão”, complementou.
“O encontro está sendo bastante participativo e, com a graça de Deus, vamos colher muitos frutos, disse o padre André Luís do Vale, presidente da CNP.
A reunião, que também conta com a presença do bispo referencial da CNP, dom André Vital Félix da Silva, seguirá até o dia 10 de fevereiro, próxima sexta-feira.
Padre José Adeenes Ribeiro, da diocese de Uruaçu, em Goías, participa do encontro e representa o estado de Goiás e Distrito Federal. Ele conta que durante esses dias haverá partilhas, convivência fraterna com outros presbíteros de todo o país.
“O encontro traz a oportunidade de trabalharmos em nós a dimensão pastoral/presbiteral do cuidado para com o presbítero, intuindo certamente os caminhos que são necessários a serem percorridos nessa dimensão de uma resposta ao plano de graça e salvação que Deus tem instaurado em nossas vidas”, conta.
Fonte: CNBB