Reunião do Conselho de PastoralReunido ordinariamente na noite última segunda-feira, 31, o Conselho de Pastoral da Diocese de Itabuna deu sequência aos encaminhamentos para a organização e realização da 27ª Assembleia Diocesana de Pastoral, que acontece no período de 13 a 15 de novembro próximo, na qual será revisado e atualizado o Plano de Pastoral e definidas as diretrizes que orientarão a Ação Evangelizadora da Igreja Particular itabunense nos próximos quatro anos (2015-2019)
Seguindo a linha de pensamento da 53ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nesta 27ª Assembleia Diocesana os debates, estudos, reflexões e as novas proposições estarão centrados na temática “Igreja em Estado Permanente de Missão”, que norteia as Diretrizes Gerais do Plano de Pastoral de 2011-2015, e terão como lema “Da Conversão Pessoal e Pastoral à Uma Igreja Missionária”.
Durante os encaminhamentos feitos na reunião, o bispo diocesano, Dom Ceslau Stanula, chamou à atenção da Comissão Organizadora da 27ª Assembleia e dos demais membros do Conselho para a imprescindibilidade de se refletir sobre os efeitos da ação evangelizadora das pastorais nas mais diversas realidades das 33 paróquias que integram a Igreja de Itabuna. “É preciso nos questionarmos: será que a nossa ação evangelizadora tem correspondido às necessidades do povo, levando-o à verdadeira conversão pessoal e a vivência dos valores cristãos?”, elucidou o bispo.
Atualidade do tema
De acordo com o coordenador do Conselho de Pastoral, padre Acássio Alves, a decisão de manter como base o Plano de Pastoral aprovado em 2012, leva em conta, além da atualidade do tema, a necessidade de dar prosseguimento fazendo com que as ações sejam concretizadas em sua integridade. “O Plano aprovado àquela época era, também, reflexo das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2011-2015)”.
“Considerando esse contexto e a linha de pensamento dos bispos brasileiros, decidimos também atualizar o nosso Plano de Pastoral ao invés de suprimi-lo por  outro novo documento”, argumentou o Coordenador de Pastoral. Ele disse ainda que a atualização será feita à luz das DGAE 2015-2019, bem como a Exortação Apostólica do Papa Francisco – Evangelho Gaudium, que trata da pregação do Evangelho de Jesus Cristo na sociedade contemporânea.
Presidido pelo bispo, o Conselho Diocesano de Pastoral reúne os vigários forâneos, coordenadores de pastorais, movimentos, grupos, serviços e associações religiosas, além dos representantes das comunidades de vida consagrada. Como organismo consultivo, ele tem a função de planejar, organizar, liderar, coordenar e avalia a Pastoral Orgânica da diocese, exprimindo a unidade e corresponsabilidade, na comunhão eclesial, de clérigos, religiosos e leigos, sob a jurisdição do Ordinário.

LITURGIA DIÁRIA