Nos dias 06 e 07 de maio, a Comissão Regional de Presbíteros (BA e SE),  estará reunida no Centro de Treinamentos de Líderes (CTL), da diocese de Ilhéus. No encontro será apresentado o que está sendo orientado pela Comissão Nacional de Presbíteros em reunião deste o dia 22 até o dia 27 do mês corrente, e também, o encaminhamento para o Nordestão e o próximo encontro da Comissão Regional em Aracaju (SE) nos dias 28 e 29 de outubro.


Segue a carta-convite com mais informações:

COMISSÃO REGIONAL DE

PRESBÍTEROS – CRP – CNBB

NORDESTE 3

Rua Dom Valfredo Tepe, 21 – Centro “B” ; CEP 45653-230- Ilhéus – Bahia

(073) 3231 – 3368  – Cúria Diocesana

(073) 88033999 / 9926 7117

Email:  sennapazebem10@hotmail.com

CARO IRMÃO PRESBÍTERO DO REGIONAL NORDESTE 3

 

“Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos estabeleceu como guardiões, como pastores” (At 20,28).

 

Em primeiro lugar é bom lembrar que pastoral presbiteral envolve todos os presbíteros. Ou seja, na família presbiteral, mais conhecida como clero, cada padre é, em primeiro lugar, responsável pelo bem estar de cada padre. Somente depois de se colocar como alguém aberto e disposto a zelar pelo bem de outro padre, é que um presbítero está mais pronto para zelar e cuidar do rebanho do Senhor. A luz que ilumina essa ideia vem do texto bíblico que diz: “Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo estabeleceu como guardiões, como pastores”. (Atos 20, 28).

Portanto, olhando sob a ótica da pastoral presbiteral, pode-se dizer que o padre antes de ser pastor do rebanho, é chamado a ser guardião cuidador de seus irmãos padres.

 Em nosso Regional Nordeste três, queremos manter viva esta disposição de todos os presbíteros das nossas dioceses, em cuidar uns dos outros, como guardiões, como pastores.

 Por isso, dentre outras, aquelas orientações praticas da pastoral presbiteral:

   Aproveitar os espaços especiais de encontros dos presbíteros.

  Promover a consciência da missão do presbítero diocesano.
 
Portanto,

Reunidos em assembleia, nos dia 05 e 06 de fevereiro de 2013, na Casa dos Padres, em Salvador, fizemos a agenda para as nossas reuniões neste ano de 2013: (06-07/05, Ilhéus; 28-29/10, Aracaju) e também do Nordestão de Presbíteros, dias 19-23/08, em Natal(RN)”.

Algumas comunicações: 

  1. Comunicamos que Dom José Ruy, bispo de Jequié, foi designado para acompanhar a nossa comissão Regional de Presbíteros, como bispo referencial;
  2. Informamos que nestes dias(22 a 27 de abril) está acontecendo o Encontro da Comissão Nacional de Presbíteros em Goiânia; O Pe. Luís Rodrigues esta nos representando;
  3. 3.       Confirmamos então, nosso próximo encontro da comissão Regional de Presbíteros(BA e SE)   nos dia 06 e 07 de  maio,  a ser realizado em Ilhéus, no Centro de Treinamento de Lideres – CTL, dando inicio com a almoço.  A taxa do CTL será de R$ 120,00(cento e vinte reais).

Para a nossa reunião, em Ilhéus, Teremos uma apresentação do que esta sendo orientado pela Comissão Nacional de Presbíteros que esta acontecendo  em Goiânia; encaminhamentos para o Nordestão e o próximo encontro da comissão regional de presbíteros, em Aracaju-Se., dentre outros assuntos.

Lembramos  as dioceses  do nosso compromisso em manter financeiramente as nossas atividades no regional. Para tanto, pedimos aos representantes a contribuição anual dos presbíteros da sua Diocese. É importante que não deixemos sobrecarregar em alguns esta responsabilidade.  Pedimos o esforço possível para que possamos viabilizar neste encontro em Ilhéus esta contribuição.

Que “não faltem sacerdotes que mostrem a fecundidade de um compromisso entusiasmante, que confere um sentido de plenitude à própria existência, porque fundado sobre a fé n’Aquele que nos amou primeiro (cf. Jo 4,19).”

Assim, “ sereis felizes por servir, sereis testemunhas daquela alegria que o mundo não pode dar, sereis chamas vivas de um amor infinito e eterno, aprendereis a “dar a razão da vossa esperança” (1Pd 3,15).”

Um abraço fraterno,

Pe. Aldemiro Sena dos Santos

“Reaviva o dom de Deus que há em ti” (2Tm 1,6)

LITURGIA DIÁRIA