barreirasmedioEntre os dias 20 e 22 de junho, a Diocese de Barreiras realizou o Retiro Espiritual para os Diáconos permanentes. Com o tema “Senhor, ensinai-nos a rezar” (Lc 11,1), o encontro aconteceu na Casa de Retiro são Bento e foi conduzido pelo Pe. Tony Lorenzo. O evento contou com a presença de 13 Diáconos que compõem o corpo diaconal da Diocese de Barreiras.
O tema do Retiro foi escolhido a partir da necessidade de “olhar para Jesus, para sua oração, que atravessa toda a sua vida, como um canal secreto que irriga a existência, as relações e os gestos, e o que guia, com firmeza progressiva, rumo ao dom total de si mesmo, segundo o desígnio de amor de Deus Pai” (Bento XVI). Outra necessidade fundamental apontada pelo assessor do retiro, Pe. Tony, é a de que “o nosso corpo e a nossa alma, a nossa mente e o nosso coração clamam por um tempo de sossego, um porto seguro, uma ilha para onde possa escapar. Isto é uma necessidade sadia. O nosso ser tenta nos comunicar de sua necessidade. Assim como o corpo nos faz entender quando está cansado a nossa alma exige silencio e tranqüilidade”.
Ao final dos três dias, o retiro foi encerrado com a Santa Missa, presidida por Dom Josafá Menezes, que destacou em sua reflexão o convite ao testemunho do Cristo. “Depois de um mergulho profundo no oceano da oração, hoje, somos chamados a sermos testemunhas de oração, precisamente porque o nosso mundo muitas vezes se fecha ao horizonte divino e à esperança que traz o encontro com Deus”, pontuou o bispo.

LITURGIA DIÁRIA