Com a presença de agricultores de diversos municípios da região, como Irecê, Caetité, Amargosa e Ruy Barbosa, a cidade de Baixa Grande (BA), localizada na diocese de Ruy Barbosa, foi o local escolhido para a realização do Encontro Regional sobre Sementes Crioulas. Organizado pela Cáritas Regional Nordeste 3, o evento foi realizado entre os dias 29 e 31 de julho e foi assessorado pelo agente da Cáritas Minas Gerais, Márcio Lima.
O debate sobre sementes e a fome é uma questão estratégica como bandeira de luta, principalmente no meio rural, onde o problema da fome no Brasil não é falta de comida, mas uma consequência da exploração pelo capitalismo através dos bancos e das grandes empresas.
“As sementes recebidas dos programas governamentais chegam descontextualizadas aos seus respectivos territórios, cabendo aos movimentos sociais dá indicações propositivas de parâmetros e de práticas que apontam para a agroecologia. O que se vê hoje aqui com essa iniciativa é uma ação propositiva”, afirma Alex Fábio, agente Cáritas da Diocese de Ruy Barbosa.
Durante a programação do encontro, os participantes realizaram uma visita à comunidade Cruz das Almas, localizada no município de Várzea da Roça, com o objetivo de conhecer iniciativas que já são desenvolvidas pelo Instituto de Permacultura da Bahia e pelos agricultores da região.
Confira fotos abaixo.



Fonte: Assessoria de Comunicação da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3