No dia 29 de dezembro de 2012, a Diocese de Teixeira de Freitas – Caravelas/Ba, viveu um momento solene, com a celebração de Ordenação Diaconal de três jovens: Aldomiro Aciole, Jan Gabriel e Raulo Felipe.
O diaconato consiste no 1º grau do Sacramento da Ordem. São-lhes impostas as mãos “não para o sacerdócio, mas para o serviço”. Para a ordenação ao diaconato, só o Bispo impõe as mãos, significando assim que o diácono está especialmente ligado ao Bispo nas tarefas de sua “diaconia”. Os diáconos participam de modo especial na missão e graça de Cristo. São marcados pelo sacramento da Ordem com um sinal (“caráter”) que ninguém poder apagar e que os configura a Cristo, que se fez “diácono”, isto é, servidor de todos. Cabe aos diáconos, entre outros serviços, assistir o Bispo e os padres na celebração dos divinos mistérios, sobre tudo a Eucaristia, distribuir a Comunhão, assistir ao Matrimônio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir o funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade.
A celebração foi presidida por Dom Carlos Alberto dos Santos e concelebrada por todo o clero da diocese e o clero de demais dioceses participantes
Após a proclamação do Evangelho, tem inicio o rito da Ordenação Diaconal. Os pré-diáconos são apresentados ao senhor Bispo, pelo Pe. Isael, Reitor do Seminário Propedêutico da Diocese de Teixeira de Freitas.
Em seguida, Dom Carlos inicia sua homilia e fala da felicidade e do presente que a diocese ganha ao receber esses três jovens. Ele ainda agradeceu a Deus pelo surgimento de novas vocações sacerdotais e religiosas. E, de maneira especial Dom Carlos agradeceu aos pais e familiares dos jovens.
Dom Carlos Alberto na liturgia destacou três pontos para a reflexão. Primeiramente foi sobre a oração da coleta presente na liturgia. Em seguida ressalta a importância de estar a serviço e não estar para ser servido. E por fim, fala da importância de cumprir a vontade de Deus, de deixarmos seduzir por esse Deus amoroso, que nos deu de presente seu filho amado Jesus. E, para que o amor de Deus possa permanecer é preciso abrir o coração para Deus.
Após da homilia, continua o rito da Ordenação Diaconal, com os jovens afirmando e confirmando seu desejo de receber o 1ª grau da ordem, bem como a doutrina e a fé Católica.
O momento sublime da celebração foi com a imposição das mãos e preces realizada por Dom Carlos Alberto e em seguida a concessão do grau do diaconato aos jovens Aldomiro Aciole, Jan Gabriel e Raul Felipe. Os ordenados diáconos recebem então suas vestes diaconais. E depois recebem os Evangelhos em sinal do chamado a serem mensageiros dos mesmos. Os diáconos são então apresentados a comunidade.
Após a Sagrada Comunhão Eucarística, o neo-diácono Raul Felipe agradece em nome dos demais diáconos a Deus, aos familiares, sacerdotes, religiosos (as) e amigos pelo acolhimento, testemunho e amizade e em especial ao bispo diocesano Dom Carlos Alberto, pela confiança em lhes conceder o grau do diaconato.
Ao final, o Pe. Vanderlei Lê a ata da ordenação diaconal.
Informou: Sara Mendes Oliveira Lima – Coordenadora da PASCOM
(Diocese de Teixeira de Freitas – Caravelas / BA)