O Fórum João Mangabeira, em Vitória da Conquista, recebeu na última semana (21) a Reunião extraordinária do Conselho da Comunidade para Assuntos Penais da Comarca de Vitória da Conquista.
O Arcebispo Metropolitano, Dom Luís Pepeu, o Diác. Genildo Galdino, assistente eclesiástico da Pastoral Carcerária Arquidiocesana, e vários integrantes desta Pastoral participaram do evento. Dom Luiz foi um dos contemplados com o diploma de Honra ao Mérito como reconhecimento de inúmeras colaborações ao Conselho, sobretudo através das atividades da Pastoral Carcerária.
O encontro contou ainda com a participação de autoridades do Poder Judiciário da cidade e do estado, do Poder Legislativo, do presídio, da OAB, além de diversos representantes da sociedade civil.
A situação carcerária em Vitória da Conquista foi o tema geral do evento. Dom Luiz refletiu sobre as “Contribuições da Pastoral Carcerária” e fez um resgate histórico da Pastoral relembrando que sua origem está nas palavras do próprio Cristo que convidou os seus seguidores a visitarem os encarcerados.
Na Arquidiocese de Vitória da Conquista, a Pastoral atua há mais de 40 anos e tem por missão visitar as pessoas privadas de liberdade, buscando, sobretudo, escutá-las. Mas, também, manifestando solidariedade e defendendo os direitos dos encarcerados, denunciando, inclusive, possíveis condições que venham a ferir seus direitos.