A Campanha da Fraternidade (CF) 2013 foi oficialmente lançada nesta quarta-feira, 13 de fevereiro, durante uma coletiva de imprensa realizada, no auditório da Cúria Arquidiocesana, pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj. Na ocasião, também estiveram presentes representantes do Setor Juventude da Arquidiocese de Salvador e da equipe de organização da Semana Missionária.
Dom Murilo Krieger lança a Campanha da Fraternidade de 2013Com o tema Fraternidade e Juventude, a CF 2013 tem o objetivo de aproximar os jovens da Igreja católica – de modo a proporcionar um encontro pessoal com Jesus Cristo – e despertar neles o espírito de solidariedade e transformação social. Para Dom Murilo Krieger, scj, o diálogo com a juventude é essencial para a Igreja.

“Temos que valorizar o jovem não somente por uma perspectiva futura, mas como algo do presente. Queremos que seja despertada nos jovens a possibilidade de servir à Igreja, de servir à sociedade. Para isso, eles precisam ser ouvidos.”, ponderou.

O Arcebispo aproveitou a oportunidade para lembrar que a Campanha é lançada no período da Quaresma, como um incentivo à reflexão.

“Para a Igreja, Quaresma é tempo de conversão e, para que as pessoas tenham uma base de reflexão, a Igreja lança o tema da Campanha da Fraternidade”, afirmou.

Durante a coletiva de imprensa, também foi abordada a Semana Missionária, evento que ocorre de 16 a 20 de julho, nas diocese do Brasil, e antecede a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro.

“A expectativa é muito boa. Cerca de 20 mil jovens virão até a nossa Arquidiocese [de Salvador] para viverem momentos de fé e fortalecerem o espírito jovem de servir”, disse o secretário para assuntos da Semana Missionária, Márcio Matos.

Ao final, Dom Murilo Krieger, scj, asseverou que a Jornada Mundial da Juventude é uma boa oportunidade para os jovens se engajarem na proposta da Campanha da Fraternidade.

“Haverá o casamento entre a Campanha da Fraternidade e a Jornada Mundial da Juventude. Um vai complementar o outro no objetivo de apresentar os jovens a Jesus Cristo”, concluiu.

LITURGIA DIÁRIA