O Arcebispo da Arquidiocese de Feira de Santana, na Bahia, Dom Zanoni Demettino Castro, foi designado como membro do Conselho de Administração para o Fundo Populorum Progressio – obra de caridade para os pobres da América Latina e do Caribe. “Recebi essa nomeação com surpresa, mas com muita satisfação, compreendendo o protagonismo da Pastoral Afro-americana neste processo”, disse Dom Zanoni.
Ligado ao Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), o organismo parte do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral. “Como esse organismo está ligado ao CELAM, poderei, na condição de conselheiro, ajudar na aprovação dos projetos apresentados pelas comunidades menos favorecidas da América Latina. É preciso estar próximo aos mais pobres, ser solidário com eles, ter presente a realidade em que vivem os campesinos, as comunidades indígenas e afro-americanas. Creio que minha escolha para esse serviço favorece o fortalecimento desta grande rede de solidariedade e partilha”, afirmou o prelado.
Além de Dom Zanoni, foram designados, oficialmente em 7 de dezembro, para o mesmo Conselho o bispo auxiliar de Cuzco e Secretário-geral do CELAM, Dom Lizardo Estrada Herrera; o bispo de São Pedro de Macoris, Dom Santiago Rodriguez; o bispo de Huejutla e presidente da Comissão dos Povos Indígenas e Povos Originários, Dom José Hiraís Acosta; o diácono José Francisco Abreu Ortiz, da República Dominicana; Jorge Luís Gómez, da Colômbia; Miguel Rey, da Colômbia; e um representante da DSDHI, cujo nome ainda não foi divulgado. “Temos a oportunidade concreta de vermos a preocupação do Santo Padre com os mais necessitados”, concluiu Dom Zanoni.