O Encontro de Casais com Cristo realizou no sábado e domingo, 1º e 2 de fevereiro, o I Aprofundamento de 2020 para todas as Equipes Dirigentes da Arquidiocese de Vitória da Conquista. O evento aconteceu no Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Antônio de Lisboa.
Durante a programação, palestrantes e formadores tiraram dúvidas a respeito dos documentos que regem o ECC e receberam orientações a respeito dos objetivos e da espiritualidade desse importante serviço-escola da Igreja Católica. Durante a formação, os participantes também lembraram como surgiu o ECC, que em 2020 comemora 50 anos de evangelização.
Em mensagem enviada aos casais, o Arcebispo Dom Josafá Menezes destacou que “as etapas do ECC são ocasião para despertar a consciência das famílias cristãs e para fortalecer o anúncio junto a outras famílias, sobretudo as que mais sofrem nos dias de hoje”.
O ECC nasceu da inquietude de um sacerdote (Pe. Alfonso Pastore) que dedicou sua vida sacerdotal à Pastoral Familiar, à Pastoral da Saúde e à Pastoral Carcerária. Teve início em 1970, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompéia, em São Paulo. Atualmente é uma realidade no Brasil inteiro, presente e atuando em 223 (Arqui)Dioceses e estruturado nas 16 regionais da CNBB.
Na Arquidiocese de Vitória da Conquista, o ECC foi implantado em 2002, na Paróquia Nossa Senhora das Graças. Daí se expandiu para outras paróquias (Fátima, Rainha da Paz, São Miguel Candeias, Aparecida e Santa Teresinha) e já alcançou outras duas cidades: Poções e Planalto. Agora em 2020, a equipe arquidiocesana prepara a implantação na Paróquia Santa Luzia e em Bom Jesus da Serra.
Texto e fotos enviadas por Gabriela Couto / Pascom Arquidiocese de Vitória da Conquista

LITURGIA DIÁRIA