Nos dias 07,08 e 09 foi realizado no Centro Arquidiocesano de Pastoral de Feira de Santana, o Força Jovem Formativo, com o objetivo de pensar a rearticulação da Pastoral da Juventude, a nível de foranias. O encontro teve como tema: “Somos Igrejas jovem: 20 anos de Vida e Missão” e o lema “Eis-me aqui, envia-me” Is. 6,8.
A programação foi iniciada com a reza do Ofício Divino da Juventude, em memória do assessor da Pastoral da Juventude Nacional e do Setor Juventude da CNBB, Pe. Gisley Azevedo, que foi assassinado há 4 anos no Distrito Federal.
Na manhã do dia 08, os presentes contaram com a assessoria do jovem Johnny, do Regional Sul 1 (São Paulo), o qual apresentou uma visão geral da identidade, organização, missão e espiritualidade da PJ. Um momento de discutir a vida da juventude local e pensar como fazer para fortalecer o protagonismo a partir da vivência comunitária.
Na tarde, a assessoria passou a ser da Secretária Regional da PJ e Presidente do Conselho Estadual da Juventude, Michelle Vieira. Foi abordado o extermínio da juventude e a campanha nacional contra a violência e o extermínio dos jovens. Ainda em pauta, estava a discussão sobre a redução da maioridade penal. Michelle colocou que a Igreja no Brasil posiciona-se contra a redução e em consonância com isso está a Pastoral da Juventude Nacional.
No domingo (9) foi discutida a rearticulação das cinco foranias da Arquidiocese de Feira de Santana, e como se pode fortalecer a caminhada das paróquias e grupos de base. Até o final do ano deve-se ter novos articuladores para cada forania.
O encontro foi finalizado com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Pe. Cristiano, o qual acompanha o Setor Juventude na Arquidiocese.