2017-12-10 a2Um grande dia festivo marcou a conclusão do Ano Mariano na Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA). Muitos fiéis acorreram ao Ginásio de Esportes Raul Ferraz, em Conquista, no último domingo (10), para participarem da Santa Missa e agradecerem a Deus o grande dom que foi a peregrinação da réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida durante o Ano Mariano na Arquidiocese.

A Eucaristia foi concelebrada por padres diocesanos e religiosos. Participaram também diáconos, religiosas e representações das forças vivas desta Igreja Particular. Antes de iniciar a Santa Missa, o Pe. Antonio Gonçalves, fez uma memória de como foi a peregrinação da imagem de Nossa Senhora em todo território arquidiocesano.

Com uma apresentação teatral, realizada por um grupo de jovens, a pequena imagem foi introduzida no espaço da celebração e foi acolhida com emoção e ternura pelos fiéis e presentes.

Dom Luís Pepeu, Arcebispo Metropolitano, acolheu a todos e os introduziu no mistério celebrado neste dia especial. Em sua homilia, o Metropolita, recordou a grandeza e singularidade da visita da Mãe Aparecida aos diversos lugares por onde peregrinou, e afirmou: “a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora demonstra que ela é, de fato, a Mãe que vem ao encontro de seus filhos que sofrem, para lhes confortar e animar, recordando que Deus nunca os abandona”.

Ao fim da Celebração houve a emocionante Consagração a Nossa Senhora, e após receber a bênção deu-se início a procissão, que conduzia a2017-12-10 c4 pequenina imagem à igreja Catedral, onde foi entronizada.

Entre cantos, vivas e orações, os fiéis louvavam a Deus por tanta ternura, ter concedido sua Mãe para ser a nossa mãe. Ao chegar em frente à Catedral metropolitana, um pequeno rito marcou a conclusão das festividades. Foram abençoados um novo manto e uma nova coroa. Enquanto era cantada devotamente a Ladainha de Nossa Senhora, o Arcebispo, revestiu a pequenina imagem, lhe impôs a coroa real e a incensou.

Seguiu a este momento a entronização da imagem na igreja Catedral. A imagem de Aparecida foi introduzida em um nicho, réplica daquele do Santuário Nacional, onde ela ficará permanentemente. E para marcar esse momento foi realizado o descerramento de uma placa comemorativa.

Concluindo este dia festivo e chegando a hora da Ave-Maria, 6h da tarde, Dom Luís recitou o “Angelus”.

Fonte: Arquidiocese de Vitória da Conquista

Fotos: Gabriel Dias e Ailton Fernandes

LITURGIA DIÁRIA