
Ao longo dos três Encontros Regionais da Pastoral Familiar, realizados em diferentes localidades das dioceses da Bahia e de Sergipe, um forte anúncio querigmático ecoou entre os participantes, relembrando a essência da missão: anunciar a Palavra de Deus por meio do testemunho de vida. Cerca de 500 agentes e coordenadores, incluindo representantes de 23 das 26 Arqui(dioceses) do Regional Nordeste 3, saíram motivados e desafiados a colocar em ação os itinerários catecumenais para a preparação matrimonial.
O Catecumenato Matrimonial, realizado em Aracaju e em São Cristóvão (ambos em Sergipe), em Juazeiro e em Ilhéus (cidades da Bahia), tornou-se um marco significativo no Regional NE3, fortalecendo os laços fraternos entre as dioceses e demonstrando a importância da união de esforços para a promoção e defesa da vida matrimonial.
A presença inspiradora do padre Crispim Guimarães, ex-assessor da Comissão Episcopal para a Vida e Família da CNBB, marcou cada encontro, deixando uma marca indelével nos corações dos participantes. As palestras enfatizaram a necessidade de “cuidar e defender a vida” desde o ventre materno até o seu fim natural, e a importância do testemunho como primeiro passo para uma evangelização autêntica.

Os participantes foram encorajados a buscar conhecimento e vivência do amor e da espiritualidade, mergulhando em águas mais profundas na preparação matrimonial. A formação sólida e vivida se mostrou essencial para enfrentar os desafios dos tempos atuais.
Os sacerdotes assessores da Pastoral Familiar Diocesana, padre Adilson do Patrocínio (Aracaju), padre Oscar (Juazeiro), padre Cosme (Paulo Afonso) e padre Carlos (Ruy Barbosa); e o diácono Marcos Magalhães (Ilhéus) estiveram presentes nos encontros locais, oferecendo orientação espiritual e apoio aos participantes.

Ao final dos encontros, a Santa Missa de encerramento foi um momento especial de comunhão e gratidão a Deus. Em Juazeiro (Bahia), a Celebração Eucarística aconteceu na Paróquia Santa Teresinha de Lisieux, em Carnaíba do Sertão, em São Cristovão (Sergipe), no próprio Aprisco do Carneirinho e em Ilhéus (Bathia), na Catedral de São Sebastião.
As orações se elevaram pedindo a intercessão de São José, padroeiro das famílias, pela missão da Pastoral Familiar e por todas as famílias. Esses encontros regionais foram oportunidades especiais para renovar o compromisso com o querigma e o testemunho de vida, levando a mensagem do Evangelho a todos os cantos da sociedade.
“Que os ensinamentos vivenciados durante esses encontros continuem a guiar cada agente e coordenador em sua missão, inspirando-os a propagar a mensagem do amor e da fé com entusiasmo e dedicação. Que a Pastoral Familiar do NE3 seja uma luz para as famílias, oferecendo apoio, orientação e esperança em um mundo em constante transformação. Que a intercessão de São José fortaleça ainda mais essa missão em prol da promoção da vida e do fortalecimento das famílias em toda a região Nordeste 3”, afirma o casal coordenador da Pastoral Familiar no Regional Nordeste 3, Júlio e Kátia Sousa.
Texto e fotos enviadas por Júlio e Kátia Sousa – Coordenação da Pastoral Familiar RNE3