O Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta pesar pelo falecimento de Dom Homero Leite Meira, bispo emérito de Irecê (BA), ocorrido na manhã desta quinta-feira, 08. Dom Homero veio a óbito após 20 dias de internamento, na Fundação Hospitalar Senhora Sant’Ana, em Caetité (BA), com o laudo de insuficiência cardíaca congestiva, associado a hipertensão arterial e diabetes. Aos 82 anos, o bispo dedicou a sua vida e ministério ao serviço do Povo de Deus, passando pelas Dioceses de Itabuna, Irecê e Caetité, todas pertencentes ao Regional Nordeste 3. 
Dom Homero nasceu em 1931, na cidade de Brumado (BA). Recebeu a ordenação presbiteral em 1955, em São Miguel das Matas (BA), e iniciou seu ministério em Salvador. Atuou como diretor do Seminário Diocesano de Caetité e como pároco nas cidades de Urandi e Candeúba. Foi nomeado bispo em 1978, para a diocese de Itabuna, onde trabalhou até 1980.
Naquele ano, foi transferido para Irecê como primeiro bispo diocesano. Trabalhou nesta Igreja particular até 1983, quando apresentou a sua renúncia. Desde então, vivia em Caetité, onde se dedicava a oração, à pregação e ao atendimento das confissões.

Dom Homero
Dom Homero

 
 

LITURGIA DIÁRIA