O município de Estância é sede de uma das dioceses do Estado de Sergipe, e tem como padroeira a Virgem de Guadalupe. A Catedral dessa Igreja Particular, que foi a primeira do Brasil a ser dedicada a Imperatriz das Américas, encontrava-se fechada há cinco anos para uma reforma estrutural.
No dia da abertura da Festa da Padroeira (03/12), o povo de Deus reabriu a Igreja Mãe, numa cerimônia celebrada por Dom Giovanni Crippa, juntamente com os padres da paróquia e visitantes. Fizeram-se presentes os fiéis estancianos e de regiões circunvizinhas.
Em sintonia com todas as paróquias da diocese, “Batizados e Enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo” foi o tema central da festa, cujo novenário contou com a presença de padres de diversas localidades, bem como dos bispos Dom José Palmeira Lessa, Dom Mario Rino Sivieri e Dom Vítor Agnaldo de Menezes, além de Dom Giovanni Crippa.
No dia 12, festa da Virgem de Guadalupe, aconteceram três celebrações eucarísticas. Às 10h, o bispo, acompanhado do clero diocesano, presidiu a Solene Celebração Eucarística, concelebrada, inclusive, pelo arcebispo emérito de Aracaju.
Às 16h, a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe percorreu diversas ruas da cidade de Estância. Milhares de católicos participaram do cortejo.
Textos e fotos enviadas por Raul Muller / Pascom Diocese de Estância