No dia 23 de março uma multidão tomou conta da Avenida Soares Lopes, em Ilhéus, para participar da Caminhada Penitencial. Promovida pela Diocese há cinco (05) anos, a atividade teve início às 16h00 em frente ao Centro de Convenções na Avenida Soares Lopes saindo em Direção a Catedral Diocesana onde tivemos a Celebração Eucarística Presidida pelo Bispo de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli, CSS.
Realizada sempre no terceiro domingo da Quaresma, a Caminhada Penitencial motiva os fiéis católicos a refletirem sobre seus atos e a se reconciliarem com Deus. É uma caminhada onde a manifestação de fé do povo é muito forte. Podemos perceber as pessoas manifestando sentimentos de alegria, tristeza, reverência ao Sagrado.
Este ano refletimos durante a Caminhada sobre o Tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e o Lema “É Para a Liberdade Que Cristo Nos libertou” (Gl 5,1) da Campanha da Fraternidade que é promovida pela CNBB.
A Caminhada Penitencial reflete a beleza do povo ilheense e é marcada pelo pedido de perdão e a transformação da tristeza em alegria por ter recebido a bênção do Senhor. Neste ano na Celebração, tivemos um grande número de Fiéis, Padres e Diáconos, Religiosos(as), Ministros da Palavra e da Eucaristia.Na Caminhada Porém tivemos a Animação do Grupo Vinde e Vede e como Animador da Caminhada o Diácono Jerfson Santos da Paróquia Santa Rita de Cássia.
a Animação da Celebração ficou por conta do Grupo AVA que pertence a Paróquia São Jorge.
Origem da Caminhada Penitencial
Começou no ano de 2010, onde esta se tornando uma tradição para a nossa Diocese. O Coordenador desta Caminhada é o Padre Jarmil (Paróquia São João Batista no Pontal) que conta a colaboração dos Padres dos Zonais Centro Norte e Centro Sul da nossa Diocese. Já o Bispo Diocesano dá o seu apoio principalmente Presidindo a Celebração Eucarística ao final da Caminhada.
Por Paulo Costa

LITURGIA DIÁRIA