Entre os dias 05 e 07 de julho na diocese de Bom Jesus da Lapa, foi realizada a 36ª Romaria da Terra e das Águas. Estiveram presentes no Santuário mais de 5 mil fiéis, refletindo sobre o tema “Que sociedade temos? Que sociedade queremos?”. A Romaria acontece todos os anos, organizada pelas dioceses da região oeste da CNBB Nordeste 3 e pela Comissão Pastoral da Terra do Regional.
Os romeiros participaram de celebrações, confissões, via sacra, ofício de Nossa Senhora, reflexões em plenárias e noite cultural
Estiveram presentes os bispos dom José Valmor César, (Diocese de Bom Jesus da Lapa), dom Luiz Cappio (Diocese de Barra), dom Josafá Menezes da Silva (Diocese de Barreiras), dom Ricardo Brusati (Diocese de Caetité) e dom Tommaso Cascianelli (Diocese de Irecê), além de fiéis das respectivas dioceses.
Para os romeiros não é somente um momento de fé e devoção, mas de reflexão dos problemas sociais, de maneira especial o do Nordeste.
“Eu vejo a Romaria da Terra como um momento forte de conscientização, encontro com as pessoas que lutam pela mesma causa, de realização de fé e de encontro com amigos de caminhada de longa data”, afirmou a Irmã da Paróquia de Tabocas do Brejo Velho, Delcy Fröhliel.