A Forania Maria Auxiliadora da Diocese de Jequié/BA, composta pelas Paróquias do Sagrado Coração de Jesus (Stela Dubois), Mª Auxiliadora (Jaguaquara), Bom Jesus (Cravolândia), Nª Senhora da Natividade (Itaquara) e Santa Inês (Santa Inês), realizou a sua primeira assembleia forânea, no último dia 01 de março de 2015. A atividade contou com a representação de cerca de 30 agentes de pastorais das cinco , além de todos os padres da forania.
forania jequie
Tendo como objetivo maior preparar a participação/colaboração da Forânia Mª Auxiliadora na assembleia diocesana no mês de julho, a dinâmica da mesma girou em torno do instrumento de trabalho que foi apresentado a todas as Paróquias e Foranias da Diocese, com vistas a criar uma unidade metodológica e passos comuns a todos os envolvidos neste processo de avaliação/planejamento e caminhada para o grande momento diocesano, a sua Assembleia.
Antes de iniciar os trabalhos de grupos, Haroldo Heleno, assessor do encontro, abordou de forma bastante simples e clara a organização eclesiástica e administrativa da Igreja no Brasil. Dando ênfase as estrutura dos Vicariatos e Forânias.
Pesquisas
A assessoria de Heleno se deu em torno dos resultados já levantados pelas Paróquias durante a realização das suas assembleias, apenas a Paróquia de Santa Inês ainda não havia realizado este momento preparatório. Na parte da manhã os trabalhos em grupos abordaram a seguinte questão: “diante da proposta de renovação paroquial quais os desafios encontrados nas cinco Paróquias: em relação às “pessoas”, tendo como parâmetro a dimensão do Ministério da Palavra; em relação à “comunidade” na dimensão do Ministério da Liturgia e em relação à “sociedade” tendo como referencia a dimensão do Ministério da Caridade”.
Durante o processo de reflexão dos grupos os integrantes foram percebendo que apesar de estar em comunidades diferentes, em cidades diferentes, a grande maioria dos desafios eram comuns a todos: carência de processos formativos e instrumentos metodológicos adequados, provocando a falta de lideranças capacitadas nas diversas áreas para desenvolver um eficiente e transformador processo de Evangelização; Carência e falta de motivação das pessoas; A violência em todas as suas formas. O avanço das drogas, a gravidez precoce, o desemprego, a corrupção, a perca de valores familiares, o descaso com os setores da saúde e da educação também foram lembrados como desafios a serem enfrentados, pois eles interferem de forma decisiva nos trabalhos dos grupos, pastorais, movimentos e comunidades.
A assembleia aconteceu num clima de bastante participação e envolvimento dos agentes de pastorais, bem como, a presença e intervenções marcantes dos padres, que também tiveram seus momentos de reunião para refletirem sobre a caminhada da Forania, e no final do vigário forâneo, Frei José Raimundo Oliveira apresentou uma proposta de agenda com atividades e ações que visam fortalecer a “unidade” da forania.  Com informações de Ascom Forania Maria Auxiliadora.

LITURGIA DIÁRIA