POM-1-300x146Refletir sobre a conversão missionária da Igreja no pontificado do papa Francisco e suas implicações para a formação presbiteral. Este é o objetivo do 8º Encontro de formação missionária para seminaristas (Formise Nacional), que acontece até o dia 9 de julho, em Brasília (DF).
A formação reúne 36 seminaristas da filosofia e teologia de 12 regionais da CNBB e inclui reflexões sobre a conversão missionária, projeto de Igreja do papa Francisco, missão ad gentes, cuidado com a viva no Planeta e a liturgia nas diferentes culturas.
Para o seminarista coordenador da Comissão Nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (Comises), João Luiz da Silva, o Formise Nacional é de fundamental importância, “pois nos desperta para viver uma vida doada à missão universal. O tema proposto para este ano nos convida a refletir sobre a conversão missionária da Igreja, no intuito de que essa conversão aconteça no coração de cada batizado, como nos indica o papa Francisco. O evento proporciona ainda, uma maior convivência entre nós seminaristas. Isso cria, desde já, uma comunhão entre os futuros presbíteros da Igreja do Brasil”, afirma.
Promovido pelo Centro Cultural Missionário (CCM), as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, o 8º Formise Nacional é uma oportunidade para intensificar a reflexão, avaliar a caminhada, partilhar experiências e propor novos rumos da formação missionária dos seminaristas e presbíteros. Nesse sentido, os debates retomam as conclusões do 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas realizado em 2015.
Fonte: Arquidiocese de Salvador, com informações da POM

LITURGIA DIÁRIA