Realizado neste último final de semana, 24 e 25, o I Congresso Arquidiocesano de Leigos e Leigas da Arquidiocese de Vitória da Conquista. Fieis da nossa Igreja Particular e de Dioceses vizinhas se reuniram no Centro Pastoral Dom Climério para compreender melhor o papel que o fiel leigo ocupa na Igreja, à luz do Concílio Vaticano II.

A data foi escolhida em função da Solenidade de Cristo Rei, celebrada neste Domingo, juntamente com o Dia Nacional do Leigo e da Leiga. Dom Luiz Pepeu, Arcebispo de Vitória da Conquista, deu as boas vindas a todos e um dos organizados do Congresso, Marcio, falou sobre as expectativas para o evento: “Nosso desejo é que este Congresso seja o sopro do Espírito de Deus em nosso meio para que nossos leigos se animem no trabalho e no serviço pela causa de Cristo”, disse.

No Sábado, o palestrante foi o bispo emérito de Catanduva, Dom Celso Queiroz, que por muitos anos foi da Comissão para o laicato da CNBB. Ele destacou que nos últimos tempos, após o Concílio Vaticano II, o papel do leigo se destacou e assumiu outra dimensão na Igreja: “Antes tínhamos uma separação muito grande entre o clero e leigos. Os padres mandavam e os leigos obedeciam. Hoje, o fiel deve ocupar um lugar de protagonismo em nossas comunidades”, afirmou.

Enquanto Dom Celso palestrava em Vitória da Conquista, duas outras reuniões aconteciam em Planalto (com as paróquias do Vicariato São Marcos) e em Itapetinga (as paróquias do Vicariato São João), como parte do mesmo Congresso. Lá palestrou Carlos Francisco Signorelli, que durante 06 anos foi presidente do Conselho de Leigos do Brasil

No Domingo, Signorelli e representantes das demais paróquias dos outros Vicariatos vieram a Vitória da Conquista para juntos darem continuidade ao Congresso.

Pela manhã foi realizada uma palestra sobre a 5ª Semana Social Brasileira e também uma mesa redonda na qual Dom Celso e Carlos Signorelli responderam as perguntas dos participantes sobre a missão do leigo na Igreja em nossos dias.

O I Congresso de Leigos e Leigas da Arquidiocese de Vitória da Conquista foi encerrado com um compromisso para os participantes, assumir o compromisso de continuar em sua paróquia os debates e reflexões levantadas no Encontro, para que a missão do leigo seja conhecida por cada um: ser luz do mundo e sal da terra.

Informou:  Caio B. Nascimento – Assessor de Comunicação das Candeias.

LITURGIA DIÁRIA