O diácono da Diocese de Ilhéus, na Bahia, Rodrigo Dias, foi formalmente convidado pela In-Finita Editorial, com sede em Lisboa, para participar de eventos literários e culturais em março deste ano. Ao receber este convite, o diácono, que também compõe a Comissão de Subsídios do Regional Nordeste 3, teve a sua obra, que une literatura, cultura e espiritualidade, reconhecida e destacada.
Em entrevista ao Vatican News – site oficial do Vaticano -, o diácono Rodrigo falou sobre a vocação diaconal com o olhar voltado para o pedido do Papa Francisco: por uma Igreja em saída. “O diaconato é, por essência, uma vocação de serviço, e a literatura é uma ferramenta poderosa para levar essa missão a novos horizontes. Como nos lembra o Papa Francisco, somos chamados a sair, a encontrar, a escutar e a acolher. É isso que busco fazer com minha escrita e meu ministério”, disse.
O evento acontecerá em Lisboa, Portugal, e na oportunidade o diácono Rodrigo visitará a Cáritas Portuguesa, reforçando a missão que exerce junto aos mais necessitados. “Estamos honrados em receber o diácono Rodrigo Dias. Sua experiência como escritor e missionário da Igreja certamente enriquecerá nossos projetos e inspirará novas iniciativas”, disse o representante da Cáritas ao Vatican News, Luís Macieira Fragoso.
Além de serem uma grande oportunidade, os eventos também celebrarão a relação histórica e cultural entre Brasil e Portugal, unindo tradições literárias e espirituais desses países com as obras traduzidas para o espanhol e o italiano, sendo um exemplo vivo de como a literatura pode construir pontes e estreitar laços entre culturas.
*Com informações do Vatican News
Foto: arquivo pessoal