
Os devotos do Bom Jesus da Lapa das cidades de Itabuna, no sul da Bahia, Dom Macedo Costa, São Felipe e Conceição do Almeida, no Recôncavo, receberam uma visita mais do que especial. A imagem peregrina do Bom Jesus passou por todas essas cidades, durante o mês de maio, em mais uma obra evangelizadora do Santuário do Bom Jesus.
Cada cidade preparou uma programação própria para a visita do Bom Jesus. Em Itabuna, que recebeu a imagem pela segunda vez, mais de três mil pessoas participaram de missas, ofícios e procissões em honra ao Bom Jesus da Lapa, de 08 a 11 de maio, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, administrado pelos missionários redentoristas.
Do sul da Bahia, a imagem peregrina foi direto para o Recôncavo, mais precisamente, Dom Macedo Costa e lá permaneceu de 12 a 15 de maio. Na chegada do Bom Jesus, o padre Vilmar Correia, missionário que atua no Santuário da Lapa, recebeu as chaves da cidade das mãos do prefeito José dos Santos Fróes. O tempo com a imagem peregrina foi para catequizar e incentivar a caminhada cristã através de carreatas e procissões.
A peregrinação pelo Recôncavo Baiano continuou em São Felipe, de 15 até 18 de maio. Na chegada, milhares de devotos seguiram em procissão junto com as imagens do Bom Jesus e de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. Na Igreja Matriz, jovens, doentes, idosos e toda a população se revezavam na participação das missas e celebração de bênçãos. Na despedida do Bom Jesus, mais uma demonstração de fé do povo sanfelipense. Mais de 5 mil motociclistas acompanharam a imagem peregrina no trajeto entre São Felipe e Conceição do Almeida, próxima escala da peregrinação. “Foi impressionante. Olhava e, numa extensão de um quilômetro, eu só via motos”, conta o padre Vilmar.
Na última cidade visitada pela imagem do Bom Jesus da Lapa nessa peregrinação, Conceição do Almeida também fez questão de entregar a chave da cidade e todos os seus problemas e preocupações ao Bom Jesus, encerrando sua viagem em 21 de maio.
Em quase 15 dias de viagem, a imagem peregrina do Bom Jesus da Lapa atraiu dezenas de milhares de peregrinos, reanimou a fé e a vivência cristã do povo e integrou os romeiros do Bom Jesus em suas paróquias.