A Ação Social Arquidiocesana (ASA), em parceria com a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), o Conselho Ecumênico Baiano de Igrejas Cristãs (CEBIC), o Centro de Estudos Bíblicos (CEBI) e a Conferência dos Religiosos do Brasil Regional Bahia e Sergipe (CRB – Regional NE 3), promove, no dia 27 de abril, a Vigília pela Vida do Povo. A iniciativa é um momento de oração e de ação em clamor à consolidação do bem e da justiça, em defesa dos direitos sociais consagrados na Constituição Federal e contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que dispõe sobre a Reforma Previdenciária.
A programação da vigília contemplará um momento de ato público na praça da Piedade com caminhada, às 17h30; e na igreja, das 18h às 20h, acontecerá um ato ecumênico de oração e reflexão. A ASA, através da equipe de Articulação, reforça o convite e convoca todas as paróquias, órgãos, movimentos e sociedade em geral, para participar deste grande ato que contará com a participação de outras igrejas cristãs a fim de unir forças e promover esse grande momento de oração, sobretudo, pela vida do povo.
A vigília vai ao encontro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que em nota se posicionou contra a PEC 287/2016 de iniciativa do Poder Executivo, que tramita no Congresso Nacional buscando diminuir gastos previdenciários, excluindo da proteção social os que têm direito a benefícios. Para a entidade, conforme nota, a PEC 287/2016 escolhe o caminho da exclusão social ao propor uma idade única de 65 anos para homens e mulheres, do campo ou da cidade; ao acabar com a aposentadoria especial para trabalhadores rurais; ao comprometer a assistência aos segurados especiais (indígenas, quilombolas, pescadores etc.); ao reduzir o valor da pensão para viúvas ou viúvos; e ao desvincular o salário mínimo como referência para o pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Fonte: Pascom Arquidiocese de Salvador