JMJ-Live
Com o objetivo de motivar e oferecer aos jovens uma experiência semelhante à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a Arquidiocese de Salvador realizará, de 29 a 31 de julho, na Cidade Baixa, a JMJ Live inSalvador. A iniciativa foi pensada pelo Setor Juventude para contemplar os jovens que não poderão participar do evento mundial, que este ano acontecerá em Cracóvia, na Polônia. As inscrições para os jovens que desejarem participar terão início no dia 1º de maio.
“Quem não vai à Cracóvia poderá viver a mesma experiência de Cracóvia aqui em Salvador. E nós vamos procurar reproduzir nesses dias aquilo que os jovens vão viver lá na Polônia. É importante que os jovens abracem esse chamado, esse convite para fazerem a experiência do encontro com Cristo na Jornada da Juventude e também para oferecer para os jovens da nossa cidade, da nossa Arquidiocese, a possibilidade de conhecer mais a Cristo”, afirma o bispo auxiliar e referencial da juventude na Arquidiocese, Dom Gilson Andrade da Silva.
No primeiro dia do evento os jovens serão acolhidos por paroquianos da Forania 4 e nos dois dias seguintes o Colégio São José (Baixa do Bonfim) abrirá as portas para que os participantes fiquem hospedados. Toda a programação, que em breve será divulgada, estará baseada no Ano Santo Extraordinário da Misericórdia. “Depois que nós vivemos a experiência da JMJ no Rio de Janeiro, no nosso coração ficou um desejo muito grande de continuar participando das jornadas. E com a graça desse Ano da Misericórdia, o Santo Padre quis que as portas santas se espalhassem pelo mundo. Eu penso que a gente pode fazer a mesma coisa com a Jornada Mundial”, diz Dom Gilson.
Preparação
Antes da realização da JMJ Live in Salvador, as 11 foranias que compõem a Arquidiocese realizam uma peregrinação com a cruz – que é réplica da cruz oficial da JMJ – até o dia 23 de julho. Já no dia 24 farão celebrações para o encerramento das peregrinações e no dia seguinte (25) darão início à Semana Missionária, que seguirá até o dia 28 de julho. “Esse ano vamos ter a oportunidade também de colocar a juventude no movimento da misericórdia e a Jornada Mundial da Juventude vai nos ajudar nisso”, diz Dom Gilson.

LITURGIA DIÁRIA