
40 leigos de 11 nacionalidades foram instituídos no Ministério de Leitor, neste domingo (26), pelo Papa Francisco. Entre os fiéis, recebeu a instituição Venilde Duarte da Silva, leiga engajada na Diocese de Bonfim, na Bahia. A Missa com o rito aconteceu na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
“Hoje, me sinto abençoada e agradecida por ter recebido o Ministério de Leitorado das mãos de Papa Francisco, para poder proclamar a palavra de Deus que é vida e luz para todos nós. Mas também sei que aumenta a responsabilidade de conhecer mais a palavra, partilhar e procurar colocar em prática. Que esse momento tão divino que vivi sirva de inspiração para outras pessoas que possam participar dos eventos na paróquia, procurar conhecer e se doar. Não adianta querer ficar apenas observando. Precisa envolver-se nos eventos da Igreja”, disse Venilde.
O rito de Instituição aconteceu logo após a proclamação do Evangelho. Diante do Santo Padre, os novos leitores assumiram a missão que a eles foi confiada. Além de Venilde, que é membro da Paróquia São João Batista, em Jaguarari – município baiano -, outros três brasileiros também foram instituídos: Maria Cristina, da Diocese de Guarulhos, em São Paulo; Marcelo Mito, da Arquidiocese de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; e Lucimara Trevizan, da Arquidiocese de Belo Horizonte, em Minas Gerais.
“Aproveito para deixar um grande abraço para todos que fazem parte do Regional Nordeste 3, especialmente ao nosso bispo Diocesano, Dom Hernaldo, ao meu pároco, padre Tiago, a todos os paroquianos da minha paróquia São João Batista e a todos os padres e envolvidos da nossa Diocese. E, claro, um grande abraço a todo povo de Deus”, disse Venilde.
Abaixo, assista a transmissão da Missa: