Entre os dias 5 e 6 de maio representantes da Comissão Missionária Diocesana (COMIDI) das dioceses de Barra, Barreiras e Bom Jesus da Lapa – Sub-Região V do Regional Nordeste 3 da CNBB – participaram de um encontro de formação na cidade de Mansidão (BA). A assessoria do encontro foi realizada pelo diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Maurício da Silva Jardim que apresentou aos participantes o documento 108 da CNBB, intitulado como “Missão e Cooperação Missionária”.
Durante a apresentação do documento o padre Maurício refletiu sobre a missão como essência do amor fontal de Deus. O amor fontal é a caridade de Deus Pai, que é Princípio sem Princípio. Portanto, o conceito de missão tem sua raiz no amor fontal, ou seja, em sua misericórdia. “Precisamos nos converter porque a Igreja está no mundo unicamente para cooperar com a missão de Deus e é assim que nós participamos da condição divina, impulsionados pelo Espirito a anunciar o Evangelho, revivendo em nós mesmos a presença de Cristo ressuscitado, e que nos coloca em comunhão com Deus Pai. A missão é de Deus. Ele toma a iniciativa”, pontuou o padre Mauricio.
Ao longo da programação do dia os participantes assistiram ao documentário do Congresso Missionário Nacional realizado em Recife, e após o vídeo, o padre Valdo da diocese de Bom Jesus da Lapa fez uma pequena partilha sobre o que ele vivenciou no Congresso Missionário Nacional, e isso impulsionou os outros participantes a partilharem sobre o que puderam sentir ao assistir o documentário do congresso. “Precisamos atender os apelos do papa Francisco para que assim possamos dar testemunho do Cristo Ressuscitado que nos impulsiona a sair, sair de nós mesmos para nos encontrar no outro”, afirmou o padre Leandro.
No domingo, dia 6, a programação teve início com a celebração eucarística e os participantes continuaram as reflexões acerca do documento 108 e da mensagem do papa Francisco sobre a sinodalidade.