Na manhã desta sexta-feira (11), a programação da Pré-COP Nordeste, que segue até amanhã (12), reuniu representantes da Igreja e de entidades acadêmicas em uma mesa redonda sobre justiça socioambiental, realizada como parte das atividades da macrorregião em preparação para a COP 30.
A mesa foi mediada pelo padre Osvaldino Alves Barbosa, e contou com a participação de diversos nomes de destaque na área da evangelização e da ecologia integral. Entre os participantes, estiveram Dom Vicente de Paula Ferreira, bispo da Diocese de Livramento de Nossa Senhora (BA) e presidente da Comissão Episcopal Especial para a Ecologia Integral e Mineração da CNBB, que integra também a Articulação Igreja Rumo à COP 30; Dom Plínio José Luz da Silva, bispo de Picos (PI), representante do Regional Nordeste 4 da CNBB; e Dom Gabriel Marchesi, bispo da Diocese de Floresta (PE), representante do Regional Nordeste 2 da CNBB.
Também compuseram a mesa Patrícia Amorim, assessora da CNBB no Regional Nordeste 1, com atuação na área socioambiental; padre Josemar, coordenador de Pastoral da Diocese de Juazeiro (BA); Zacarias Ferreira Rocha, representante das Comunidades Tradicionais Fundo de Pasto, na Bahia; Rogério de Souza, representando a diretora da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), campus de Senhor do Bonfim; e Rocheli Koralewski, representante da Secretaria Executiva da Articulação Igreja Rumo à COP 30.
Durante a atividade, os participantes refletiram sobre os desafios socioambientais enfrentados pela região Nordeste e reforçaram a importância da escuta das comunidades tradicionais, do compromisso com a Casa Comum e da evangelização comprometida com a ecologia integral. Frases como “O futuro do planeta começa agora” (Dom Plínio), “Martirizada é a nossa Casa Comum” (Dom Gabriel), e “O capitalismo não mata o afeto” (Dom Vicente) foram destacadas durante os discursos e marcaram o tom profético da reflexão coletiva.
A mesa fez parte da etapa de mobilização e da preparação eclesial para a COP 30, que também se articula com a defesa da vida e do meio ambiente.
Fotos: Sara Gomes