Entre os dias 23 e 25 de maio, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil, acolheu os participantes do 1º Congresso Americano da Infância e Adolescência Missionária (IAM). Promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), o Congresso teve como tema “IAM da América a serviço da missão” e como lema “Vocês são meus amigos” (Jo 15,14).
Com quase 700 participantes, entre assessores e coordenadores da IAM, vindos de 17 países das Américas, e os representantes da Angola, o encontro contou com a participação de 19 representantes do nosso Regional NE3.
O objetivo do Congresso foi reunir secretários e animadores para celebrar a conclusão das comemorações dos 170 anos de fundação da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária.
Fundada por dom Carlos Forbin-Janson, bispo de Nancy, na França, em 1843, a Obra foi declarada Pontifícia pelo papa Pio XI, em 1922, e hoje está presente em todos os continentes, em mais de 130 países.
Entre os compromissos assumidos durante o Congresso vale a pena destacar um encontro, a ser realizado em novembro, em Honduras, de diretores das POM do Continente, bispos responsáveis pela dimensão missionárias nos vários países e secretários executivos destas comissões. Serão retomados os resultados do 1º Congresso da IAM, para que cada país receba a riqueza deste encontro e se comprometa a continuar este trabalho tão bonito.
Outra decisão é criação de uma Confederação Americana de IAM, formada por representantes de todos os países para coordenar o trabalho de animação. A iniciativa foi da secretária geral da IAM, a Sra. Jeane Baptistine, que veio de Roma para participar do Congresso.
Durante a celebração de envio, no final dos trabalhos, os participantes do Congresso renovaram seu compromisso com a Obra da IAM: “Como Continente Americano, queremos expressar nossa esperança e confiança nas crianças e adolescentes que são as lideranças e missionárias hoje e amanhã”.
Informou:
Pe. Antônio Niemiec CSsR
Coordenador do COMIRE