A Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, localizada no bairro do Comércio, ficou lotada na manhã desta sexta-feira, dia 8 de dezembro, data e que a Igreja celebra a festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Bahia. Os devotos começaram a chegar ao templo logo cedo, por volta das 5h, quando a Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição deu início à alvorada. “Todos os anos eu venho aqui celebrar e agradecer o amor sem medidas que recebemos da nossa Mãe”, disse o devoto José Marques.
Às 8h o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil presidiu a Missa campal em frente à Basílica. Milhares de devotos participaram da Celebração Eucarística. “A Igreja no Brasil realmente tem um ponto inicial aqui na Bahia e a devoção à Maria também, tanto que Nossa Senhora da Conceição é a padroeira do Estado da Bahia. Com isso, nós temos o privilégio de poder dizer que não só a fé começou aqui e daqui se espalhou, como o carinho do povo por Nossa Senhora”, afirmou Dom Murilo.
Durante a homilia, Dom Murilo lembrou o “sim” dado por Maria para que se cumprissem as promessas de Deus. “Maria não imaginava que era repleta dos favores divinos. Ela descobriu isso quando o anjo a chamou ‘Cheia de Graça’; ela entendeu que ela tinha um privilégio que ela não era capaz de imaginar até então; que era preservada de todo o pecado, porque Deus tinha sobre ela, desde toda a eternidade, um plano de salvação: através dela, cumprir a Sua vontade, cumprir a Sua decisão e promessa e enviar o Salvador”, disse.
Para o reitor da Basílica, padre Adilton Pinto Lopes, é uma grande graça, mais uma vez, celebrar a festa da Conceição da Praia. “Espero que no próximo ano tenhamos o triplo, o quádruplo, o quíntuplo, por que a Mãe de Deus, a padroeira da Bahia merece muito mais. Abaixo de Deus a pessoa que mais devemos amar é a Mãe de Deus, Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira excelsa do Estado da Bahia”, afirmou.
Devoção
Não era difícil encontrar homens e mulheres emocionados durante toda a Celebração Eucarística. Durante a procissão, Maria Benedita dos Santos caminhava e agradecia. “Nossa Senhora é muito boa para mim e para todos nós. Ela é a nossa Mãe. É nela que eu confio como filha e e sinto muito amada”, disse.
Ao lado dela, Maria da Conceição da Cruz aproveitava para agradecer pelo 57º ano de vida. “Meus pais eram muito devotos de Nossa Senhora da Conceição e quando eu nasci eles resolveram homenageá-la me batizando co o esmo nome da Mãe de Deus. Eu sou grata a Deus, à Nossa Senhora e aos meus pais porque eles não poderiam colocar e mim um nome mais belo do que este”, contou, emocionada.
Fonte: Arquidiocese de São Salvador