A diocese de Campina Grande será palco para mais uma discussão acerca do Nordeste. De 4 a 6 de abril será realizado o Nordestão da Semana Social Brasileira. O evento acontecerá no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca, e abordará o tema “O Nordeste que temos e o Nordeste que queremos”.  O evento é aberto, tem caráter inter-religioso e conta com vasta programação que visa debater a conjuntura política, econômica e social do país e, especialmente, da região Nordeste.

image001

O Nordestão acontece dando continuidade ao debate aberto pela 5ª Semana Social Brasileira, realizada em setembro de 2013, em Brasília, com o tema “Participação no processo de democratização do Estado Brasileiro” e “Bem viver: caminho para uma nova sociedade com um novo Estado”. Pastorais e movimentos sociais, organizações populares, organizações não governamentais e entidades ligadas às universidades do Nordeste se reunirão em Lagoa Seca/PB, para debater  e discutir todas as contribuições e acúmulos dos processos da 5ªSSB nos estados do Nordeste e desenhar estratégias conjuntas de atuação.
A programação conta com mini plenárias que abordarão diversos temas como Segurança e Soberania Hídrica e Alimentar; Violência no Campo ; Controle Popular do Judiciário; Acesso aos direitos sociais e às políticas públicas; A Questão urbana e a cidade de exceção;  Mulher: violações e conquistas; entre outros.
As Semanas Sociais Brasileiras são um processo nacional que está em curso desde 1991 em todo o Brasil. Promove a participação ampla de pessoas e entidades, a abertura ao ecumenismo e diálogo inter-religioso, o pluralismo de ideias e valores, o exercício do debate democrático em todas as instâncias e o ensaio coletivo de iniciativas transformadoras. As Semanas Sociais fizeram surgir experiências como a Assembleia Popular, o Grito dos Excluídos, a Rede Jubileu Sul, os plebiscitos, a Auditoria da Dívida Pública e as iniciativas de Economia Popular, entre tantas outras atividades,  ampliando e aprofundando o exercício da democracia participativa.
As pessoas que vem de fora da Paraíba e desejam participar do Nordestão da Semana social Brasileira, devem procurar  a coordenação das Pastorais Sociais da sua diocese ou entrar em contato com o Centrac (Campina Grande) através do telefone (83) 3341-2800 ou através do site centrac.org.br/contato . As pessoas da Paraíba devem procurar as Pastorais Sociais da diocese de Campina Grande através dos seguintes contatos: Roberto Jefferson – (83) 9957 1283 / roberto.j.n@hotmail.com  ou Pe. José Benedito dos Reis, no padrejbreis@ig.com.br ou jbreis@hotmail.com.

LITURGIA DIÁRIA