02

Em sua 5ª reunião do ano, o Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reúne pela primeira vez na sede provisória da entidade, na quadra 904, na Asar Norte de Brasília-DF, nos dias 19 e 20 de setembro, para aprofundar e deliberar sobre

“Dia do Pobre” foi um dos assuntos tratados no segundo dia de reunião do Consep

O Dia Mundial dos Pobres foi um dos assuntos tratados pelo diretor-executivo da Cáritas Brasileira, Luiz Claudio Mandela no segundo dia da 5ª reunião do ano do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que apresentou as propostas a serem trabalhadas durante a Jornada Mundial dos Pobres.

A data foi instituída pelo Papa Francisco na carta apostólica ‘Misericórdia e mísera’, publicada no encerramento do Jubileu da Misericórdia. O documente pede que o dia seja “um sinal concreto” do Ano Santo extraordinário. Diante dessa realidade, a CNBB e a Cáritas Brasileira preparam a primeira Jornada Mundial dos Pobres que será realizada de 12 a 19 de novembro e terá como tema apresentado pelo papa “Não amemos com palavras, mas com obras”.

Soberania nacional é o eixo central da análise de conjuntura apresentada ao Consep

3A primeira e a segunda seção da 5ª reunião do ano do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foram dedicadas à definição do lema, objetivos geral e específicos da Campanha da Fraternidade 2019, cujo tema é “fraternidade e políticas públicas” e ao aprofundamento da realidade brasileira mediante texto produzido por um grupo de trabalho para subsidiar a reflexão dos participantes.

A análise de conjuntura, apresentada pelo padre Thierry Linard, sj, tomou como eixo central a soberania nacional, categoria a partir da qual destacou que há um processo global no qual o neoliberalismo econômico dita a política nos estados nacionais, submetendo-os à lógica de aprofundamento da desigualdade social, pondo fim a um padrão de cidadania, conquistado por meio da mobilização social dos povos.

Fonte: CNBB Nacional

LITURGIA DIÁRIA