O Arcebispo e Aracaju, Dom João José Costa, presidiu a missa em ação de graças pelos três anos de criação do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano que atende a Arquidiocese de Aracaju e as Diocese de Propriá e Estância. A celebração ocorreu no dia 15 de outubro, na Cúria Metropolitana de Aracaju, com a presenças de colaboradores do tribunal e funcionários da Arquidiocese.

Dom João agradeceu aos padres e demais membros do Tribunal pelos resultados alcançados e pelo empenho e cuidado com as pessoas que procuram os serviços da Corte Eclesiástica. “Os nossos juízes eclesiásticos tem demonstrado bastante competência, pois todos que chegam ao Tribunal são bem atendidos, infelizmente nem todos os casos de matrimônio são declarados nulos, mas temos tido bons e preciosos resultados. É importante dizer que mesmo as pessoas que não tem condição de contribuir financeiramente são acolhidas e os casos são analisados”, destacou o arcebispo.

A palavra do arcebispo se referia aos resultados apresentados pelo vigário judicial, Padre Pedro dos Santos Reis. Desde a criação, 244 processos foram constituídos. Foram julgados 169 processos, sendo 134 afirmativos para nulidade de casamentos e 35 negativos, ou seja, que não tiveram seus casamentos considerados nulos, sendo que destes 17 recorreram com 06 recursos julgados em Recife, que é a instância superior desse Tribunal, com definição de quatro negativos e 3 positivos. Segundo o Padre Pedro, restam 75 processos para julgamento, que a maioria está em fase de conclusão.

O Tribuna Eclesiástico foi instalado em 14 de outubro de 2016, pelo então arcebispo metropolitano, dom José Palmeira Lessa.

Textos e fotos: Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Aracaju

LITURGIA DIÁRIA