Fonte: OSIB
Fonte: OSIB

A consciência da formação continuada é de suma importância na vida dos presbíteros, especialmente para formadores de seminários e institutos formativos. Em virtude disso, nos dias 25, 26 e 27 de abril de 2016, os padres formadores e diretores espirituais, do Regional  Nordeste 3 reuniram-se para o curso semestral promovido pela Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), no Centro de Treinamento de Líderes de Itapuã, da Arquidiocese de Salvador.
Participaram doze Dioceses, representadas por meio de vinte e cinco formadores e diretores espirituais. Ainda, estiveram presentes Dom Gilson Andrade da Silva, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador e referencial da OSIB-NE III, Pe. Manoel Augusto Santos dos Santos, da Arquidiocese de Porto Alegre, que assessorou o curso, bem como o representante do COMIRE, Pe. Marcos Alcântara.
O tema refletido nos dois primeiros dias foi a Direção Espiritual. O assessor tratou com maestria a temática, fundamentando nos aspectos espirituais, teológicos, morais, fazendo ponte com as ciências humanas. O curso foi estruturado nos questionamentos sobre “Formar quando? Formar quem? Formar para o quê? e Formar o que?”
Durante sua explanação , o padre Manoel Augusto sinalizou a importância da Direção Espiritual como espaço privilegiado de síntese, de integralização do seminarista no seu caminho formativo.
Já no último dia foram tratados assuntos pertinentes como a Formação Missionária para seminaristas e formadores, como também foram feitos alguns encaminhamentos para a caminhada da OSIB-NE III no ano de 2017.
Fonte: OSIB-NE3

LITURGIA DIÁRIA