Salvador,  Tribuna da Bahia – Essa quarta-feira (26/9) foi dia de arrumação na paróquia dedicada aos santos gêmeos Cosme e Damião, no bairro da Liberdade. O andor dos santos, que no final da tarde desta quinta-feira (27), sai em procissão pela Estrada da Liberdade, tem que estar impecável, diz o pároco da Igreja, padre Josevaldo Carvalho Nascimento. O vai e vem na paróquia mostra a devoção aos santos.
Enquanto paroquianos levavam as imagens dos santos gêmeos para serem bentas, outros se confessavam. O ponto alto da festa acontece nesta quinta-feira, com alvorada festiva às 5h que dá inícios às comemorações. Depois, os devotos participam de missas às 6h, 7h, 8h30, 10h, 12h e 15h30.

As homenagens a São Cosme e São Damião começaram no dia 18 deste mês e terminaram nessa quarta-feira, véspera da festa, com missa comunitária às 18h e novena realizada às 19h.

Este ano tem novidade na programação. Pela primeira vez, a imagem de Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da Bahia, participa da procissão em louvor a Cosme e Damião às 17 horas. A programação religiosa será encerrada às 18 horas com uma missa solene.
Segundo o padre Josevaldo a enorme fé nos santos gêmeos se deve ao fato de que eles eram médicos que aliviavam as dores e curavam pela fé. Aliado a este fato, existe o sincretismo religioso que associam os santos como padroeiros das crianças, dos médicos e farmacêuticos. Por conta dessa associação com as crianças, os devotos passaram a trazer para a igreja doces, bombons e outras guloseimas para serem distribuídos entre as crianças.
No candomblé, explica o padre, o dia de homenagear as crianças ou seja a falange de Ibejí é dia 27, enquanto que na igreja católica o dia de Cosme e Damião é 26. Mas, no imaginário popular ficou marcado mesmo o dia 27, explicou o padre.

LITURGIA DIÁRIA